TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aristóteles

Bibliografia: Aristóteles. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Bibliografia  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

Aristoteles

Vida

Aristóteles era natural de Estagira, na Trácia,[5] sendo filho de Nicômaco,amigo e médico pessoal do rei macedônio Amintas III, pai de Filipe II.[6] Comcerca de 16 ou 17 anos partiu para Atenas, maior centro intelectual eartístico da Grécia. Duas grandes instituições disputavam a preferência dos jovens: a escola deIsócrates, que visava preparar o aluno para a vida política, e Platão e suaAcademia, com preferência à ciência (episteme) como fundamento darealidade. Apesar do aviso de que, quem não conhecesse Geometria ali nãodeveria entrar, Aristóteles decidiu-se pela academia platônica e nelapermaneceu vinte anos, até 347 a.C., ano que morreu Platão.11Aristóteles fundou um pequeno círculo filosófico com a ajuda de Hérmias,tirano local e eventual ouvinte de Platão12No ano de 343 a.C. chamado por Filipe II, tornou-se preceptor de Alexandre,função que exerceu até 336 a.C., quando Alexandre subiu ao trono.

O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, e morreu em 322 a.C. Seus pensamentos filosóficos e idéias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.

Um dos pensadores com maior influência na cultura ocidental. Foi aluno do filósofo Platão. Elaborou um sistema filosófico no qual abordou e pensou sobre praticamente todos os assuntos existentes, como a geometria, física, metafísica, botânica, zoologia, astronomia, medicina, psicologia, ética, drama, poesia, retórica, matemática, e sobretudo lógica.

As Quatro Causas

Segundo Aristóteles, há quatro causas implicadas na existência de algo:

- Causa material: daquilo que a coisa é feita como, por exemplo, o ferro.

- Causa formal: é a coisa em si como, por exemplo, uma faca de ferro.

- Causa eficiente: aquilo que dá origem a coisa feita como, por exemplo, as mãos de um ferreiro.

- Causa final: seria a função para a qual a coisa foi feita como, por exemplo, cortar carne.

Pensamento de Aristóteles sobre a educação:

"A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces". Aristóteles (D.L. 5, 18).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com