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Aristóteles

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Por:   •  13/6/2014  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  977 Visualizações

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ARISTÓTELES

Concepção do real sem dualismo entre dois mundos.

Crítica a Platão: ao dualismo apresentado na teoria das Ideias, à dificuldade de explicar a relação entre o mundo inteligível (ideias) e o mundo sensível (material). Para evitar questões que não podem ser explicadas, Aristóteles propõe uma concepção do real sem dualismo entre dois mundos.

Conceitos

Substância - Todos os seres se apresentam como substâncias, o que envolve a forma e a matéria.

Substância individual: o indivíduo concreto, material, composto por matéria (que individualiza – princípio da individuação) e forma (como a matéria se organiza em cada indivíduo).

Todos os indivíduos teriam a mesma forma, mas difeririam do ponto de vista da matéria (o dualismo platônico dentro do indivíduo). Matéria e forma seriam indissociáveis, uma unidade.

O intelecto humano é que separaria matéria e forma no processo de conhecimento da realidade, que se daria pela abstração. Ex: o cavalo é apenas uma abstração. O real seria este cavalo, aquele cavalo.

O Ser

Ser como essência (unidade necessária) ou acidente (mutabilidade, variação, contingência); ato e potência (mudança e transformação).

Essência - Determina o ser de cada coisa, ou seja, diz o que a coisa é. É o que, apesar de todas as transformações que esse ser possa passar, irá mantê-lo sendo o que é.

Acidente - O que muda no ser e é variável. As mudanças acidentais sofridas pelos seres não afetarão o que lhe é essencial.

Ex: Sócrates é Homem (ser homem é essência de Sócrates); Sócrates é calvo (ser calvo é efeito de transformação sofrida que não afeta a característica essencial de ser humano).

Necessidade e Contingência - São termos relacionados à essência e acidente. O que é essencial é necessário, pois não pode deixar de ser o que é. O que é contingente é acidental, pois pode ou não ocorrer e não afetará a definição essencial do ser em questão.

Ato - É uma das formas em que o Ser pode se apresentar. Apresentar-se em ato, é apresentar a realização de potência(s) de esse ser.

Potência - É uma das formas em que o Ser pode se apresentar. Apresentar-se em potência, é apresentar o que o Ser pode vir a ser.

Teoria das Quatro Causas

Aristóteles admite a determinação de quatro causas para tudo o que é:

causa formal - define o ser da coisa;

causa material - é a matéria que constitui a coisa – de que é feita;

causa eficiente - é o agente que fez a coisa vir-a-ser ou é responsável por sua mudança;

causa final - é a finalidade da coisa .

Aristóteles pressupõe que toda realidade possui uma finalidade que visa cumprir.

Teórica

Teoria da Abstração

Em oposição a Platão, para Aristóteles o processo do conhecimento se realiza a partir das sensações. O conhecimento inicial que é obtido pelos sentidos e, por meio das abstrações, leva à formulação de teorias. A abstração é realizada pela alma que reconhece na diversidade dos seres a sua forma. Esse processo permite a formulação dos conceitos.

Processo do conhecimento

Processo cumulativo, que progride de etapa em etapa.

Sentidos ou sensação (aisthesis): ponto de partida do processo de conhecimento, mas insuficiente.

Memória (mnemósine):capacidade de retenção dos dados sensoriais que leva o processo de conhecimento adiante.

Experiência (empeiria):estabelecimento de relações entre sentidos e memória e de estabelecer conclusões e expectativas. Repetição que produz o saber fazer.

Arte (técnica, téchne): conhecimento das causas dos porquês, das regras, que favorece o conhecimento prático, o trabalho do artífice.

Teoria/ciência (episteme): contemplativo, sem objetivo prático. Conhecimento do real em seu sentido abstrato e genérico, das leis da natureza e do cosmo.

Sistema aristotélico das ciências

Visão integrada do saber, distinguindo três tipos de ciência:

ciência teórica - tem caráter contemplativo, conhecimento da realidade (mundo físico, matemática, filosofia)

ciência técnica - caracteriza-se especialmente pela produção de artefatos (poiesis, estética).

ciência prática – Caracteriza-se pela realização da própria sociedade e do Homem: por excelência - política e ética (práxis)

Divisão do Conhecimento/Ciência:

Saber teórico (ciência como conhecimento da realidade)

Ciência geral (filosofia primeira, proté Philo Sophia):

• Arqueologia (arqué, princípio) ou etiologia (até, causa).

• Ontologia (tó um, o que consiste o ser).

• Substância (óssea, sentido, base do ser).

• Teologia (Temos, Ser perfeito, imóvel, Deus).

Ciência natural (conhecimento da realidade natural):

• Física e astronomia (ser em movimento)

• Ciências da vida (o ser vivo em movimento)

• Psicologia (estudo do ser vivo,

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