Aristóteles
Casos: Aristóteles. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tata0906 • 13/6/2014 • 1.348 Palavras (6 Páginas) • 977 Visualizações
ARISTÓTELES
Concepção do real sem dualismo entre dois mundos.
Crítica a Platão: ao dualismo apresentado na teoria das Ideias, à dificuldade de explicar a relação entre o mundo inteligível (ideias) e o mundo sensível (material). Para evitar questões que não podem ser explicadas, Aristóteles propõe uma concepção do real sem dualismo entre dois mundos.
Conceitos
Substância - Todos os seres se apresentam como substâncias, o que envolve a forma e a matéria.
Substância individual: o indivíduo concreto, material, composto por matéria (que individualiza – princípio da individuação) e forma (como a matéria se organiza em cada indivíduo).
Todos os indivíduos teriam a mesma forma, mas difeririam do ponto de vista da matéria (o dualismo platônico dentro do indivíduo). Matéria e forma seriam indissociáveis, uma unidade.
O intelecto humano é que separaria matéria e forma no processo de conhecimento da realidade, que se daria pela abstração. Ex: o cavalo é apenas uma abstração. O real seria este cavalo, aquele cavalo.
O Ser
Ser como essência (unidade necessária) ou acidente (mutabilidade, variação, contingência); ato e potência (mudança e transformação).
Essência - Determina o ser de cada coisa, ou seja, diz o que a coisa é. É o que, apesar de todas as transformações que esse ser possa passar, irá mantê-lo sendo o que é.
Acidente - O que muda no ser e é variável. As mudanças acidentais sofridas pelos seres não afetarão o que lhe é essencial.
Ex: Sócrates é Homem (ser homem é essência de Sócrates); Sócrates é calvo (ser calvo é efeito de transformação sofrida que não afeta a característica essencial de ser humano).
Necessidade e Contingência - São termos relacionados à essência e acidente. O que é essencial é necessário, pois não pode deixar de ser o que é. O que é contingente é acidental, pois pode ou não ocorrer e não afetará a definição essencial do ser em questão.
Ato - É uma das formas em que o Ser pode se apresentar. Apresentar-se em ato, é apresentar a realização de potência(s) de esse ser.
Potência - É uma das formas em que o Ser pode se apresentar. Apresentar-se em potência, é apresentar o que o Ser pode vir a ser.
Teoria das Quatro Causas
Aristóteles admite a determinação de quatro causas para tudo o que é:
causa formal - define o ser da coisa;
causa material - é a matéria que constitui a coisa – de que é feita;
causa eficiente - é o agente que fez a coisa vir-a-ser ou é responsável por sua mudança;
causa final - é a finalidade da coisa .
Aristóteles pressupõe que toda realidade possui uma finalidade que visa cumprir.
Teórica
Teoria da Abstração
Em oposição a Platão, para Aristóteles o processo do conhecimento se realiza a partir das sensações. O conhecimento inicial que é obtido pelos sentidos e, por meio das abstrações, leva à formulação de teorias. A abstração é realizada pela alma que reconhece na diversidade dos seres a sua forma. Esse processo permite a formulação dos conceitos.
Processo do conhecimento
Processo cumulativo, que progride de etapa em etapa.
Sentidos ou sensação (aisthesis): ponto de partida do processo de conhecimento, mas insuficiente.
↓
Memória (mnemósine):capacidade de retenção dos dados sensoriais que leva o processo de conhecimento adiante.
↓
Experiência (empeiria):estabelecimento de relações entre sentidos e memória e de estabelecer conclusões e expectativas. Repetição que produz o saber fazer.
↓
Arte (técnica, téchne): conhecimento das causas dos porquês, das regras, que favorece o conhecimento prático, o trabalho do artífice.
↓
Teoria/ciência (episteme): contemplativo, sem objetivo prático. Conhecimento do real em seu sentido abstrato e genérico, das leis da natureza e do cosmo.
Sistema aristotélico das ciências
Visão integrada do saber, distinguindo três tipos de ciência:
ciência teórica - tem caráter contemplativo, conhecimento da realidade (mundo físico, matemática, filosofia)
ciência técnica - caracteriza-se especialmente pela produção de artefatos (poiesis, estética).
ciência prática – Caracteriza-se pela realização da própria sociedade e do Homem: por excelência - política e ética (práxis)
Divisão do Conhecimento/Ciência:
Saber teórico (ciência como conhecimento da realidade)
Ciência geral (filosofia primeira, proté Philo Sophia):
• Arqueologia (arqué, princípio) ou etiologia (até, causa).
• Ontologia (tó um, o que consiste o ser).
• Substância (óssea, sentido, base do ser).
• Teologia (Temos, Ser perfeito, imóvel, Deus).
Ciência natural (conhecimento da realidade natural):
• Física e astronomia (ser em movimento)
• Ciências da vida (o ser vivo em movimento)
• Psicologia (estudo do ser vivo,
...