Arte Medica
Por: 09111989 • 18/3/2016 • Resenha • 327 Palavras (2 Páginas) • 274 Visualizações
KAREN SINGEN DE MELO SOUSA
MEDICINA 1º PERÍODO
PROFª: JULIANA
A ARTE MÉDICA
A relação da medicina com a filosofia foi muito importante, pois dessa junção descobriu-se várias teses importantes como a ideia de phýsis, que serve para o desenvolvimento e entendimento do ciclo natural de cada coisa, ou seja a natureza de tudo que nos cerca. Vindo dessas teorias, para se entender a natureza da saúde e da doença, e necessário entender como é o funcionamento normal do corpo para que possa perceber o funcionamento anormal.
Com essa base pode-se saber, quais procedimentos a serem tomados para sanar o desequilíbrio, saber se precisará de algum tipo de intervenção para aliviar ou ajudar no processo para normalizar ou se somente o organismo por si só será capaz de reordena-se novamente, pois a cura pode ser do tipo: esperar a natureza seguir seu curso, auxiliar a natureza com dieta ou intervir no corpo afim de estabelecer o equilíbrio. Ou seja para conhecer a boa ordenação do corpo, conseguir diagnosticar uma possível desordem e saber como lidar para que possa o corpo voltar a boa ordem, é necessário o conhecimento da natureza da saúde e da doença, do normal e do anormal.
Já o eidos da saúde é a figura ou estrutura de um corpo no qual todas as partes ou órgãos funcionam em sintonia e harmoniosamente, cada um deles cumprindo sua função e a dýnamis, significa a presença de uma força ou de uma potência para mostra-se tal como é ou seja se refere a ações produzidas naturalmente sem intervenção técnica. A saúde e a doença são pensadas como equilíbrio e desequilíbrio das medidas nos elementos e qualidades que constitue o corpo e o temperamento
...