As Mudanças Históricas
Por: Synarah Alencar • 18/4/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 270 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
Atividade no Portfólio
Até o presente momento estudamos as mudanças históricas e sociais referentes aos conceitos de saúde e doença e como filósofos refletiram sobre o corpo e o adoecimento do mesmo. Vimos que saúde, doença e corpo não tem uma definição ancorada unicamente no primado biológico, constituiu-se de uma visão biopsicossocial fruto de inúmeras discussões.
Baseado na leitura dos textos indicados, elabore um texto de uma página discutindo o conceito sociológico de saúde e mostrando que de forma esse conceito pode tornar a prática do profissional da saúde mais humana, preservando a dignidade e a autonomia do paciente.
Lembre-se de dar um exemplo prático, conforme sua área de estudos.
O cuidado com corpo e a saúde é um tema muito abordado nas redes de televisões, revistas, jornais, e vem se tornando um valor social muito estimado na atualidade. Em termos gerais, parte do princípio de que o social não se resume de indivíduos que deliberadamente constroem determinada ordem social. Ao contrário, considera a sociedade como uma dimensão própria dotada de regras, valores e constituída a partir das escolhas diferentes no acesso a bens materiais e culturais.
De acordo com Anthony Giddens: “indivíduos de altas posições socioeconômicas são, em média, mais saudáveis, altos e fortes, e vivem mais tempo do que os de baixa escala social”. Com base nessa ideia, notamos que há um elemento eminentemente social – para além do alcance dos indivíduos – que define o acesso às melhores condições de saúde para aqueles alocados nas classes privilegiadas da sociedade. Giddens (2005) ainda ressalta como em sociedades capitalistas se constata a lei de “inversão de assistência à saúde
...