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As Transfomações Da Mentalidade Do Mito E Da Razão

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Por:   •  11/6/2014  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  281 Visualizações

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EXPOSIÇÃO EXEGÉTICA DE JOÃO 14: 1-12

Jesus, o caminho para o Pai 14.1-12

Jesus disse:

— Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. 2 Na casa do meu Pai há muitas morada (quartos), e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito

13.34 este novo mandamento Este mandamento é o resumo de toda a vida cristã (Jo 15.12,17; 1Jo 3.23; 2Jo 5). Trata-se de um conhecido mandamento (Lv 19.18) que é novo porque tem como modelo e inspiração o amor de Jesus. Assim como eu os amei Jo 13.14-15; 15.12-14; 1Jo 3.16-18; 4.9-11.

13.36 Um dia você poderá me seguir Referência à morte de Pedro (Jo 21.18-19).

Neste discurso de despedida, Jesus aborda vários assuntos. O ensinamento principal é o relacionamento dele com o Pai, e o relacionamento dele e do Pai com os discípulos. Como guia e auxiliar, Jesus mandará o Espírito Santo, que ficará no seu lugar e continuará o seu trabalho com os discípulos. Eles enfrentarão dificuldades, mas o Espírito fará com que eles continuem fiéis na tarefa de anunciar a mensagem de Jesus.

14.1-31

Este discurso de despedida de Jesus trata da ida de Jesus ao Pai (v. 2; vs. 4-14) e de sua volta (v. 3; vs. 15-31).

14.1 Creiam em Deus e creiam O texto original também pode ser traduzido assim: “Vocês crêem em Deus e crêem”.

14.2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois Vou preparar-vos lugar?” 2 14.2 Este versículo também pode ser traduzido assim: “Na casa do meu Pai há muitos quartos”. Se não fosse assim, será que eu lhes diria que vou preparar um lugar para vocês?”

3 E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. 4 E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou.

5 Então Tomé perguntou: — Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho?

6 Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim. 7 Agora que vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. E desde agora vocês o conhecem e o têm visto.

8 Filipe disse a Jesus: — Senhor, mostre-nos o Pai, e assim não precisaremos de mais nada.

9 Jesus respondeu: — Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê vê também o Pai. Por que é que você diz: “Mostre-nos o Pai”? 10 Será que você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim?

Então Jesus disse aos discípulos: — O que eu digo a vocês não digo em meu próprio nome; o Pai, que está em mim, é quem faz o seu trabalho. 11 Creiam no que lhes digo: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Se vocês não crêem por causa das minhas palavras, creiam pelo menos por causa das coisas que eu faço. 12 Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai.

O céu não é um lugar, mas sim a ordem do cosmo ou a lei impessoal que rege.

Entretanto, a bíblia é categórica em afirmar que o céu é, na verdade, a habitação de Deus, para a onde Jesus foi após ter ressuscitado e para onde levará a sua igreja (Rm8.34, Hb 9.24). Embora seja um lugar de realidade espiritual (Cl 1:16), não pode porem, ser sinônimo de lei ou um Deus impessoal.

14.3 onde eu estiver vocês estejam também Ver ( Jo 17.24, ) Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, "porque me amaste antes da fundação do mundo.

5 14.5 Tomé Jo 11.16; 20.24-29; 21.2.

6 14.6 Eu sou o caminho, a verdade e a vida...

O relativismo ensina que todos os caminhos levam a Deus. Os pontos de vista de cada pessoa são tão válido quanto quaisquer outros. Tanto o cristão quanto o mucumano e o budista estão apenas trilhando caminhos diferentes em direção ao mesmo Deus. Admitimos que certos aspectos positivos do relativismo são válidos. Afinal, o que é certo para uns pode ser errado para outros. Ou seja, algumas coisas são relativas. Mas isto não é válido o bastante para dizer, pelo fato de haver um tipo de relativismo pessoal, então podemos estendê-lo e aplica-lo a todos os aspectos da fé. Não é uma suposição válida nem lógica. Jesus não era partidário das ideias relativista, tampouco se referiu como um dos caminhos, mas como “o caminho” obsoluto (único) para irmos a Deus. O que siguinifica dizer que todos os demais são desvio inventado pelo homem (Pv 14:12). Alem disso, esses desvio nasceram da exposição doutrinária de cada religião. A doutrina é o elemento determinante para revelar o caminho que o adepto seguirá. Sabendo que as doutrinas das grandes religiões se excluem mutuamente, não cremos que Deus esteja guiando essas pessoas por caminhos tão diferentes e conflitantes (Rm 9:33).

Ver Intr. 1.6. Jesus é o caminho que leva a Deus (Ef 2.18; Hb 10.20); ele é a verdade a respeito de Deus e da sua vontade para as pessoas (Jo 1.17; 18.37; ver Jo 1.14, n.; 8.32, n.); ele é a vida, a qual ele dá àqueles que vivem unidos com Deus (ver Jo 1.4, n.; 3.16; 11.25; 17.3; 1Jo 5.20). a não ser por mim Outras declarações semelhantes aparecem em Mt 11.27; Jo 1.18; 6.46; At 4.12.

14.7 Agora que vocês me conhecem, conhecerão também Alguns manuscritos trazem “Se vocês me conhecessem, conheceriam também”.

8 14.8 Filipe quer uma manifestação de Deus que seja definitiva e que não deixe nenhuma dúvida. Jesus ensina que essa manifestação é dada em sua pessoa (v. 9).

9 14.9 Quem me vê vê também o Pai Jo 1.14,18; 12.45; Cl 1.15; Hb 1.3; 1Jo 1.1-4.

11 14.11 coisas que eu faço Os seus “sinais” (ver Jo 2.1-12, n.; 4.34; 5.36; 10.37-38).

12 14.12 e até maiores do que estas Jesus vai voltar para o Pai (Jo 7.33; 13.1; 14.28) e dará aos seus seguidores o poder do Espírito de Deus (Jo 7.39); assim eles poderão fazer maiores coisas do que Jesus fez.

Sobre o contexto literário próximo,

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