Atividades de Filosofia
Por: Eduardo da Silveira • 25/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 818 Palavras (4 Páginas) • 343 Visualizações
1 – Defina o conceito de filosofia em Pitágoras, explicando a razão pela qual a filosofia só pôde ter surgido na Grécia.
A palavra “filosofia” é composta de duas outras: philo, que quer dizer “aquele ou aquela que tem um sentimento amigável”, já que deriva de philia, que significa “amizade e amor fraterno”, e sophia, que quer dizer “sabedoria”, e dela vem a palavra sophós, sábio.
A filosofia possui características inerentes ao povo grego, como as formas de pensar e exprimir pensamentos, certas concepções sobre a realidade, razão, linguagem.. E por essas características, definitivamente a filosofia só poderia ter seu surgimento na Grécia, já que esses pontos do povo grego eram bem diferentes de outros povos e outras culturas.
2 – Sintetize os principais traços da atividade filosófica nos seus primórdios.
1 – Tendência à racionalidade: os gregos foram os primeiros a definir o ser humano como animal racional, levando em conta que a razão humana ou o pensamento é a condição de todo conhecimento verdadeiro, devendo conhecer as leis, regras, princípios e normas de seu correto exercício.
2 – Recusa de explicações preestabelecidas: cada fato deve ter uma explicação racional e cada problema deve ter sua própria solução.
3 – Tendência à argumentação e ao debate: debates e discussões para que as soluções sejam demonstradas, isto é, provadas racionalmente de acordo com o pensamento verdadeiro
4 – Capacidade de generalização: uma explicação pode servir para muitas coisas diferentes, já que pela diversidade e variação percebidas pelos sentidos, o pensamento descobre semelhanças e identidades.
5 – Capacidade de diferenciação: mostrar que fatos ou coisas podem parecer iguais ou semelhantes, mas quando se examina pelo pensamento ou razão, se verá que são diferentes.
3 – Destaque de forma resumida as principais atribuições filosóficas ao pensamento ocidental.
- Um conhecimento não é algo que pode ser imposto, deve sim, ser compreendido graças a argumentos, debates e provas racionais. E o conhecimento só é verdadeiro quando é explicado racionalmente, como ela é e por que ela é.
- A natureza segue uma ordem necessária, ou seja, ela segue as leis e princípios da forma que são, e não poderia ser de outra maneira, sendo esse fato universal, pois é válido para todos os seres naturais em todos os tempos e lugares.
- As leis necessárias da natureza não necessariamente precisam ser reveladas por meios misteriosos ou divindades, mas podem ser conhecimentos adquiridos pela própria força e capacidade do pensamento.
- Nosso pensamento também segue as leis básicas, podendo através dessas normas e regras ser coerente à realidade, distinguir o certo do errado, o perigo, etc.
- O agir humano exprime a conduta de um ser racional dotado de vontade e liberdade. Ou seja, as práticas humanas como a moral, políticas, etc, depende da livre vontade de escolha segundo padrões estabelecidos pela natureza, e não imposições misteriosas ou divinas.
- Os acontecimentos naturais e humanos são necessários obedecendo as leis, porém não exclui que em certas circunstâncias podem também ser acidentais, seja por acasos da natureza ou ações humanas pelas escolhas do próprio homem.
- A idéia de que os seres humanos não vivem
...