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BASE DE ÉTICA CRISTIANA

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Por:   •  5/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.624 Palavras (19 Páginas)  •  275 Visualizações

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FUNDAMENTOS DA ÉTICA CRISTÃ - 2

1 – INTRODUÇÃO

O propósito do empreendimento ético é decidir o que é certo e o que é errado de se fazer. Sua preocupação é a conduta apropriada, mas também considera as atitudes e os motivos dos quais a conduta resulta.

1.1 – Os Conceitos de Palavras-Chaves no Estudo da Ética

• Moral – É um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.

o A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Enfim, Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida".

• Padrão Moral – É o conjunto de crenças e julgamentos sobre o que é certo e errado fazer.

• Conduta – É o comportamento, o procedimento moral antes as normas vigentes.

• Princípios – São diretrizes mais gerais. Ex. “Eu tenho como princípio viver ou andar na verdade”.

• Ética – É o domínio da Filosofia que procura determinar a finalidade da vida humana e os meios de alterá-la.

o Ética significa, etimologicamente, “costume, conjunto de atos que uma comunidade ou uma pessoa realizam porque os consideram válidos”.

o Num sentido mais específico, a Ética é uma disciplina filosófica que compreende todas as questões relativas às idéias morais e às normas de conduta humanas.

• Ato Legal (lei) – Aquilo que é legal pela lei; aceito por estar legalizado; aprovado pela lei do país.

o Ex: o aborto = objeção da consciência. É capitulado em lei, mas é contra a moral cristã. É legal, porém é imoral.

o Portanto, nem tudo o que é legal, é ÉTICO, é MORAL.

Quando falamos de moral, de ética, falamos de valores.

• Imoral – o que é contrário à moral, isto é, o que é contrário as normas estabelecidas pela sociedade.

o Nem tudo que é imoral para um é para o outro. Ex: a nudez do índio. Para os índios não é imoral, para causa do seu costume e de sua cultura. Para as pessoas civilizadas é imoral, principalmente para a cultura cristã.

• Moral cristã – São os conjuntos de normas e valores referendados pela Palavra de Deus.

• Ética Cristã – responderá pelos costumes ou conjunto de atos praticados pelos cristãos.

• Valores – É um conjunto de qualidades que determina o mérito e a importância de um ser referente ao binômio BEM e MAL. Por exemplo: Caráter, Honra, Fidelidade, Idoneidade. Ex: Se quero fazer um contrato, procuro uma pessoa honesta. Se quero casar, procuro uma pessoa que seja fiel, que telha caráter.

o Nós nascemos com valores, independentes do credo, religião, porque todos nós nascemos com uma lei eterna que sempre diz "Faça o bem e evite o mal" - este é o princípio da ética. E nós sabemos quando agimos corretamente porque essa lei está dentro de cada um de nós na faculdade que se chama CONSCIÊNCIA.

2 – ALTERNATIVAS ÉTICAS (1)

(Augustus Nicodemos Lopes – Fundamentos da Ética Cristã)

Cada um de nós tem uma ética. Cada um de nós, por mais influenciado que seja pelo relativismo e pelo pluralismo de nossos dias, tem um sistema de valores interno que consulta no processo de fazer escolhas. Nem sempre estamos conscientes dos valores que compõem esse sistema, mas eles estão lá, influenciando decisivamente nossas opções.

Os estudiosos do assunto geralmente agrupam as alternativas éticas de acordo com o seu princípio orientador fundamental. As principais são: humanística, natural e religiosa.

2.1 – Éticas Humanísticas

As chamadas éticas humanísticas são aquelas que tomam o ser humano como a medida de todas as coisas, seguindo o conhecido axioma do antigo pensador sofista Protágoras (485-410 AC). Ou seja, são aquelas éticas que favorecem escolhas e decisões voltadas para o homem como seu valor maior.

• Hedonismo

Uma forma de ética humanística é o hedonismo. Esse sistema ensina que o certo é aquilo que é agradável. A palavra "hedonismo" vem do grego e significa "prazer". Como movimento filosófico, teve sua origem nos ensinos de Epicuro e de seus discípulos, cuja máxima famosa era "comamos e bebamos porque amanhã morreremos". O epicurismo era um sistema de ética que ensinava, em linhas gerais, que para ter uma vida cheia de sentido e significado, cada indivíduo deveria buscar acima de tudo aquilo que lhe desse prazer ou felicidade. Os hedonistas mais radicais chegavam a ponto de dizer que era inútil tentar adivinhar o que dá prazer ao próximo.

Como conseqüência de sua ética, os hedonistas se abstinham da vida política e pública, preferiam ficar solteiros, censurando o casamento e a família como obstáculos ao bem maior, que é o prazer individual. Alguns chegavam a defender o suicídio, visto que a morte natural era dolorosa.

Como movimento filosófico, o hedonismo passou, mas certamente a sua doutrina central permanece em nossos dias. Somos todos hedonistas por natureza. Freqüentemente somos motivados em nossas decisões pela busca secreta do prazer. A ética natural do homem é o hedonismo. Instintivamente, ele toma decisões e faz escolhas tendo como princípio controlador buscar aquilo que lhe dará maior prazer e felicidade. O individualismo exacerbado e o materialismo moderno são formas atuais de hedonismo.

O hedonismo não tem muitos defensores modernos, mas podemos mencionar Gustav Fechner, o fundador da psicofísica, com sua interpretação do prazer como princípio psíquico de ação, a qual foi depois desenvolvida por Sigmund Freud como sendo o princípio operativo do nível psicanalítico do inconsciente.

Muito embora o cristianismo reconheça a legitimidade da busca do prazer e da felicidade individuais, considera a ética hedonista essencialmente egoísta, pois coloca tais coisas como o princípio maior e fundamental da existência humana.

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