Bem Viver
Dissertações: Bem Viver. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lire_80 • 23/10/2014 • 551 Palavras (3 Páginas) • 1.287 Visualizações
O bem viver
Só o fato de nos atrevermos a pensar que a meta do Bem Viver é a plenitude e que a plenitude supõe relações de harmonia, não de hostilidade; condições de saúde, não de doença; relações de solidariedade, não de competição, nos leva a repensar a nós mesmos com a natureza e a superar a ideia cultivada na modernidade e santificada pela ciência ocidental (a religião) de que a natureza é algo hostil, que devemos dominar para sobreviver, e que aqueles que sobreviverão sempre serão os mais fortes.
Duas coisas são centrais no bem viver: o sentido de pertença à natureza e o sentido da comunidade.
Em que aspectos as relações atuais com o trabalho, com os outros e com a própria vida podem ser tensionados pela ideia do Bem Viver indígena?
Como podemos, na Gestão, experimentar e introduzir aspectos do bem viver proposto?
A humanidade esta tornando o planeta inabitável, desmatando florestas desperdiçando água doce, utilizando muitos agrotóxicos. O bem viver é uma maneira de vivermos bem entre nos como forma de vida em comunhão, com a natureza, com os antepassados.
Não podemos confundir o bem viver com o viver bem dando mais importância para satisfazer as nossas necessidades materiais.
Devemos começar a repensar os nosso aspectos e dar mais valor as culturas ficando em harmonia, em busca de alternativas para o consumismo. Ao invés de consumir e descartar, reutilizar.
Como vemos a história dos índios?
Essa maneira de contar a história dos índios contém algumas armadilhas. A primeira é a que imagina a história dos índios começando apenas com a chegada dos europeus, como se não houvesse uma história das populações locais antes da suposta descoberta.
O segundo equívoco é considerar que para os índios, a história dos contatos se reduz necessariamente a uma história de perdas, tornando sua versão da história uma visão de vencidos.
Outro erro comum nos leva a pensar que, como resultado desse contato, existe apenas uma ‘política indigenista', a nossa política, sem considerar que existe também uma política dos índios, ou 'política indígena', pela qual eles constroem seu relacionamento com a sociedade nacional.
Em que sentido os equívocos arrolados tensionam a nossa compreensão da condição indígena?
Segundo o antropólogo Aloir Pacini - As visões sobre os índios se polarizam em duas posições que se dividem entre os que idealizam romanticamente os índios e os que os demonizam. Na sociedade infelizmente tem pessoas que consideram o índio inferior e o discriminam como bêbados, que ficam ocupando áreas e deixam os filhos sujos vendendo balaio pela cidade e pedindo esmolas e que não são nada além de arco, flecha, cocares, ocas.
Víamos o índio como se ele não conseguisse se adaptar ao nosso mundo, as nossas regras e valores e não sobrevivesse a cidade. Cansado de ter seu território destruído e de tanto desrespeito, os índios querem viver de condições mais dignas acabando com os confrontos, então muitos
...