COMENTÁRIO À FRASE DE ARISTÓTELES ACERCA DA METAFÍSICA – “TODAS AS CIÊNCIAS SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE ESSA, MAS NENHUMA LHE É SUPERIOR”
Por: André Luiz Davila • 30/7/2021 • Trabalho acadêmico • 2.404 Palavras (10 Páginas) • 158 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA
POS GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA E EXISTÊNCIA A DISTÂNCIA
SISTEMATIZAÇÃO DA UEA 01: COMENTÁRIO À FRASE DE ARISTÓTELES ACERCA DA METAFÍSICA – “TODAS AS CIÊNCIAS SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE ESSA, MAS NENHUMA LHE É SUPERIOR”
Aluno: André Luiz de Almeida Davila
Professora:
Prof. Dr. Luciana da Silva Mendes Ferreira
Rio de Janeiro
2010
SISTEMATIZAÇÃO DA UEA 01: COMENTÁRIO À FRASE DE ARISTÓTELES ACERCA DA METAFÍSICA – “TODAS AS CIÊNCIAS SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE ESSA, MAS NENHUMA LHE É SUPERIOR”
Escopo do Exercício:
Como sistematização final desta UEA, elabore uma dissertação que comente a seguinte frase de Aristóteles acerca da Metafísica: “Todas as ciências são mais importantes do que essa, mas nenhuma lhe é superior.”
Atente-se às seguintes orientações:
- A dissertação deverá necessariamente:
- Conter citações do próprio filósofo.
- Ser escrita em fonte Times New Roman ou Arial, com espaçamento 1,5 e corpo 12.
- Conter de 7 a 20 páginas.
- Seguir as normas da ABNT no que diz respeito à citação das fontes.
- Conter a opinião de dois ou mais comentadores.
- Constar a bibliografia a partir da qual o trabalho foi feito.
Trabalhos que conterem plágio serão automaticamente anulados, e o aluno, conseqüentemente, reprovado.
INTRODUÇÃO
Antes de entrarmos objetivamente na sistematização proposta para a frase de Aristóteles a respeito da superioridade da metafísica sobre as outras ciências, necessitamos, antes, entender o conceito de metafísica e o porquê dessa expressão, bem como o entendimento de ciências na concepção Aristotélica. Afinal, o conceito de metafísica não surgiu do nada e nem repentinamente; ao contrário, foi uma construção filosófica que marcou profundamente um dos períodos mais profícuos do pensamento grego e que até hoje influencia a maneira de pensar do ocidente.
Outro ponto importante que merece ser destacado, é que Aristóteles nunca escreveu nenhuma obra intitulada “Metafísica”, ou seja, não é um termo Aristotélico. Segundo Reale e Antiseri (2004), tal termo “talvez tenha sido foi cunhado pelos Peripatéticos (seus discípulos), e nasceu por ocasião da edição das obras Aristóteles realizadas por Andrônico de Rodes do século I a.C.” Ainda segundo esses mesmos autores, Aristóteles usava a expressão “filosofia primeira” ou “teologia”, em oposição à “filosofia segunda” ou “física”.
Assim, veremos ao longo dessa sistematização que o pensamento acerca da metafísica permeia a obra de Aristóteles sobre as ciências, a existência e o ser, fazendo parte da sua atitude filosófica.
1 – PARA ALÉM DA FÍSICA
O termo “metafísica” significa “o que está além da física”, sendo Platão, discípulo de Sócrates e de quem Aristóteles foi discípulo, considerado o fundador do modo de pensar metafísico.
Mas por que “além da física”? Para uma compreensão da metafísica e sua importância no pensamento filosófico de Aristóteles, precisamos, primeiramente, lançar nossos olhares para os filósofos que antecederam a Sócrates, denominados de ante-socráticos, pré-socráticos ou ainda de filósofos originários, cujas investigações filosóficas tinham a preocupação em explicar o universo, a partir de um princípio material (físico) básico. É importante que nos antecipemos até esse ponto – dos ante-socráticos –, pois a evolução do pensamento filosófico Grego começa aí e vai se desencadeando até o ponto que queremos chegar na abordagem da frase sobre a metafísica em Aristóteles. Aliás, desencadeamento que não pára em Aristóteles, pois, como nos ensina Bergson, há três períodos na história da filosofia grega. Vamos nos deter nos dois primeiros, que são o objeto dessa sistematização,
O primeiro vai de Tales aos sofistas. Nesse primeiro período, procura-se explicar o Universo, a totalidade das coisas, mediante um ou mais elementos materiais <7> que se combinam entre si: o fogo, a água, os átomos de matéria indefinida, etc. O segundo período começa na sofística e termina em Aristóteles. O espírito humano, cansado das concepções inteiramente físicas do Universo, não conseguindo explicá-lo por combinações de elementos materiais, pergunta-se se não seria possível compô-lo a partir das idéias. Essa transformação da filosofia, preparada pelos sofistas e por Sócrates, é consumada por Platão e Aristóteles. (BERGSON, 2005, pg. 187).
O próprio Aristóteles, no livro I da Metafísica, trata do pensamento dos filósofos originários, ao afirmar que “a maioria dos primeiros filósofos concebeu apenas princípios materiais para todas as coisas” (ARISTÓTELES, 2006, pg. 50).
Ainda para o bom entendimento da análise da frase de Aristóteles proposta para a presente sistematização, vamos novamente buscar em Reale e Antiseri (2004, p. 195) o entendimento do autor para as ciências,
Aristóteles distinguiu as ciências em três grandes ramos: a) ciências teoréticas, isto é, ciências que buscam o saber em si mesmo; b) Ciência práticas, isto é, ciências que buscam o saber para, através dele, alcançar a perfeição moral; c) Ciências poiéticas ou produtivas, isto é, ciências que buscam o saber em função do fazer, isto é, com o objetivo de produzir determinados objetos.
Dentro das definições acima, a Metafísica está inserida no campo das ciências teoréticas, juntamente com a física (na qual se inclui também a psicologia) e a matemática (REALE e ANTISERI, 2004, p. 195).
Compreendendo o significado de ciências e o conceito de Metafísica - dentro do contexto Aristotélico – passemos então aos comentários da frase “Todas as ciências são mais importantes do que essa, mas nenhuma lhe é superior”.
2 – ANÁLISE DA FRASE DE ARISTÓTELES
As palavras que abrem a Metafísica de Aristóteles “Todos os seres humanos naturalmente desejam o conhecimento” (2006, p. 43), já dão pistas sobre a visão do autor sobre o desejo inato do ser humano por conhecimento. Tal conhecimento, quando direcionado, sistematizado e racionalizado torna-se conhecimento científico.
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