TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONVERSA COM UM PROFESSOR DE QUALQUER ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO OU SUPERIOR

Por:   •  15/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 6

 [pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

GRADUCAÇÃO EAD

FILISOFIA DA EDUCAÇÃO

CONVERSA COM UM PROFESSOR DE QUALQUER ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO OU SUPERIOR

SIMONE SOARES DE LIMA E SILVA

MATRÍCULA: 202003577952

MAIO / 2020

[pic 2]

CONVERSA COM UM PROFESSOR DE QUALQUER ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO OU SUPERIOR

OBJETIVO:

  • Refletir sobre as relações de aprendizado existentes na sala de aula, utilizando os conhecimentos aprendidos nas aulas de Filosofia da Educação.
  • Desenvolver a competência da oralidade e do pensamento abstrato
  • Refletir e articular os conceitos estudados com os coletados na entrevista com o(a) professor(a).
  • Elaborar um breve relatório descrevendo um ponto observado na sala de aula (sobre práticas de ensino), articular esse ponto às respostas da entrevista com a professora e com as teorias estudadas nas aulas.

Introdução:[pic 3]

CONVERSA COM UM PROFESSOR DE QUALQUER ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO OU SUPERIOR

Considerando as práticas educativas, o que se observa é que, por não se dar a devida atenção à temática em questão, muitas ações desenvolvidas no ambiente escolar acabam por fracassar, assim se dá a importância de estabelecer uma reflexão aprofundada sobre esse assunto, considerando a relevância de todos os aspectos que caracterizam a escola.

Ao levar em consideração a escola como a única instituição demarcada, com a possibilidade da construção sistematizada do conhecimento pelo aluno, foi de fundamental importância a criação de algumas possibilidades e condições favoráveis, nas quais alunos e professores puderam refletir sobre sua prática e passaram a atuar num clima mais condizente com a realidade de uma escola. Isso se deu porque, quanto mais instrumentalizados se sentiam melhor acontecia o desenvolvimento das ações realizadas por esses sujeitos. Assim, pôde-se perceber que é sempre imprescindível rever alguns aspectos da realidade atual da escola, no sentido de propiciar condições favoráveis, que possibilitem o interesse de professores e alunos, para que constantemente pensem sobre essa realidade.

Só dessa forma poderão conquistar o reconhecimento e a valorização de suas ações, por parte de toda a comunidade escolar. Sabe-se que existe uma preocupação por parte de muitos estudiosos e pesquisadores em contribuir para um trabalho mais rico e significativo nas escolas. Mas, ao se fazer uma análise do atual contexto escolar, nota-se que ainda são muito perceptíveis no cotidiano da escola, as reclamações e insatisfações por parte dos professores em relação aos alunos e vice-versa. Ou seja, a relação professor-aluno parece ser permeada por animosidades ou conflitos.

Procedimentos metodológicos:

 Considerando momentos de observação, em relação aos os alunos da educação infantil da E. M. Dr. Eduardo Olímpio Machado, percebeu-se compromisso para com o estudante, independentemente de suas limitações, assim, mesmo com as dificuldades encontradas no sistema educacional público. P percebeu-se organização das condições de dos espaços e aos recursos pedagógicos, buscando favorecer a promoção da aprendizagem e a valorização das crianças no ambiente escolar.  

 Pesquisa e Análise de Práticas Pedagógicas na Escola Inclusiva

              A Escola Municipal Dr. Eduardo olímpio Machado, situada no bairro Ouro Verde da cidade de Campo Grande – MS, possui um espaço amplo, com pátios e quadras arejadas, corredores largos e um parquinho de areia. Tem um banheiro adaptado para pessoas com necessidades especiais. A instituição atende aos requisitos básicos de acessibilidade. As salas são arejadas, com limite de mais ou menos 30 alunos.

             A relação professor/aluno, considerando a convivência na escola com os regentes, pode-se observar, que algumas crianças, possuem algumas dificuldades com a tarefa e laborada pela professora. Mas ao mesmo tempo, observa-se o quão importante é a relação entre a professora e os alunos, a professora busca dar suporte para que eles consigam realizar a atividade, mas ao mesmo tempo permite que os alunos cheguem as soluções sozinhos.  

         Em relação ao processo de ensino realizado pela professora, ao entrar em sala de aula, a professora cumprimenta aos alunos com uma música de BOM DIA, e segue  realizando sua aula, buscando explorar e incentivar a imaginação dos pequenos, com muita magia na entonação da fala e leituras de textos e poemas.

Entrevista com a professora Cleonice Guimaraes, Grupo 4.

a) O que seria ensinar?  Ensinar é levar o aluno a descobrir o conhecimento que ele já possui.    

b) Como você escolhe seus procedimentos de aula? A escola na qual eu leciono, me permite planejar as aulas de forma livre, desde que não fuja do plano de ensino da escola, planejo minhas aulas de forma em que meus alunos possam aprender e se divertir ao mesmo tempo, afinal são crianças.  

c) Você se baseia em algum teórico?  Qual?  Como?   Em um teórico especificamente não, mas sou adepta ao método Montessoriano de ensino.  Gosto de Piaget e Vigotski.

Considerações finais - conclusão

 Na Instituição escolar municipal Dr. Eduardo Olímpio Machado, possui de Sala de Recursos, Laboratório de Informática, biblioteca, laboratório de Ciências e Matemática, pátios arejados, quadras de esporte e um parque com areia. Existe um trabalho de parceria, com a equipe pedagógica, ainda com a família, isso contribui para melhor andamento do ensino aprendizado da criança da educação infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com