Capitulo 9- O Que Podemos Conhecer?
Artigo: Capitulo 9- O Que Podemos Conhecer?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 19986614 • 28/6/2014 • 762 Palavras (4 Páginas) • 3.236 Visualizações
Cápitulo 9 1á 7
1.É Conhecimento indutivo é o processo natural de obtenção de respostas nas ciências experimentais, como a biologia e a química. Apesar de não ser o caso da matemática - que é uma ciência cujos fatos fundamentais não estão alicerçados na experiência -, alguns de seus ramos em desenvolvimento procuram respostas iniciais através de indução. Resultados obtidos dessa maneira devem ser colocados à prova, posteriormente, por outros critérios independentes, pois o método indutivo pode nos levar a conclusões falsas: premissas verdadeiras não implicam necessariamente conclusões verdadeiras!
Características do conhecimento intuitivo:
• Imediato;
• Individual;
• Um dos fatores é o “instinto”;
• Percepção de cada um de acordo com sua sabedoria.
2..Discurso. Do latim discursos, literalmente "ação de correr para diversas partes, de tomar várias direções." . conhecimento discursivo: para compreender o mundo a razão superar informações concretas e imediatas recebidas por instituição que organiza as em conceitos ou idéia gerais que devidamente articulados pelos encadeamento de juízo e raciocínio levo a demonstração e as conclusões. portanto o conhecimento discursivo ao contrário da intuição precisa da palavra da linguagem.
3..Viver é algo imprevisível. Se existe um fato ou uma verdade essa é a questão mais próxima que podemos chegar a disso. Nunca sabemos o que irá acontecer no momento seguinte até que ele chegue. Podemos fazer previsões, mas nunca saberemos se elas irão se realizar. Podemos planejar uma viajem, mas não sabemos como estará a situação no dia seguinte, pode acabar a gasolina do carro, pode chover, você pode ficar doente, algum parente pode morrer, um meteoro pode cair em sua casa… enfim, uma infinidade de possibilidades. Mas digamos que tudo esteja certo para que a viajem vá acontecer, você pode simplesmente mudar de ideia, e seus planos passarão para não ir mais.
4.a.Um filósofo cético seria um pensador que baseia-se em fundamentos científicos, explicativos e racionais provenientes de conceitos matemáticos, físicos, biológicos, de quais quer partes das ciências exatas e humanas para poder se expressar sobre alguma questão. Por exemplo, quando se estuda astrofísica, um cientista não pode simplesmente dizer o que vê sem alguma informação verídica e consistente de acordo com os processos lógicos aplicados em outros estudos matemáticos e físicos, portanto, ele irá basear-se no que previamente existia, e não irá crer em qualquer ideia que vier à sua mente ou que lhe for dita.
b.O dogmatismo filosófico pode ser entendido de três formas: a possibilidade de conhecer a verdade, a confiança nesse conhecimento e a submissão a essa verdade sem questionamento.
c.O filósofo é critico, embora não seja cético. “Não desespera da verdade, mas recusa todas as certezas, considerando-as provisórias e sujeitas a serem relativizadas por novos argumentos. Sim é possível, basta admitir algumas verdades ou uma verdade essencial e admitir
...