Ciencia Diante Da Mudança
Monografias: Ciencia Diante Da Mudança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: papao • 10/8/2014 • 355 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
Ciência diante da mudança
Os homens sempre evitam a mudança. Ela é um evento único que afeta a realidade, sem ela tudo seria estável e monótono.
Citação: “O que tem sido, isso é o que há de ser, e o que se tem feito, isso se tornará a fazer nada há que seja novo de baio do sol.” (Salomão- Velho Testamento)
Em relação à realidade (o mundo) e ao ser (o homem), mudanças são agentes externos. O universo está em permanente evolução; tudo é fluxo, tudo é transformação, nada permanece igual.
Citação: “Não se pode pisar duas vezes no mesmo rio, já que as águas continuam constantemente rolando (...) Tudo flui e nada permanece igual, tudo se desintegra e nada continua (...) O frio se tornará quente e o quente se tornará frio; (...) É ao muda que as coisas encontram o repouso. (Heráclito)
Em determinado tempo, o somatório de pequenas mudanças quantitativas resultam em uma mudança radical do todo (Ex.: ebulição/a pessoa em constante evolução)
A mudança, para ser significativa, depende da proporção que ela toma. Quando alguém apresenta uma ideia, automaticamente surgem contradições, criando desequilíbrio, mudanças. Quando tu entras em consenso, o equilíbrio é atingido.
Taoísmo: Contraditórios, mas complementares.
Não tem como saber o que é o quente sem saber o que é o frio.
Gestão da mudança
O maior medo do homem é a incerteza. Dentro de uma empresa, para diminuir este risco é preciso ter um planejamento baseado em qualificações (pesquisas), ter criatividade e inovação. Assim, a empresa diferencia-se das demais num mercado competitivo.
Quanto mais instável é uma organização, mais chances de sobrevivência e evolução ela tem. (mudanças boas)
Criatividade impõe novas ideias, as pessoas engajam-se nas mudanças, aprendendo a lidar construtivamente com a falta de confiança em si mesmos, o medo do fracasso, o temor às críticas, e a ansiedade ao amor próprio.
O conhecimento da filosofia, dos objetivos e do perfil da empresa, as relações interpessoais e, talvez, a diluição da hierarquia preparam a organização para possíveis mudanças externas e internas. Esse é um processo gradativo e demorado, que reduz o risco de falência da empresa.
Qualquer organização é simultaneamente ordem e desordem. Qualquer organização necessita de continuidade, mas também de inovação.
...