Ciencias contabeis
Por: jhulia • 2/4/2015 • Trabalho acadêmico • 505 Palavras (3 Páginas) • 300 Visualizações
[pic 1]
Aluno: Petryson Paiva Costa
Professor: Francisco Carlos Orlandini
Aula-tema: 5 Macroeconomia: o lado real da economia
Data: 21/07/2013
Inflação é um aumento na quantidade de dinheiro e de crédito criado em decorrência desta criação adicional de dinheiro. A principal e mais visível elevação da inflação é a dos preços, se o Banco Central exagera na redução e a produção não cresce o suficiente para acompanhar a demanda, pode haver excesso de dinheiro no mercado e, assim, alta de preços. Se salários e outros custos trabalhistas ou de produção forem forçados para cima, mas não houver um aumento na quantidade de dinheiro na economia, e os produtores tentarem repassar estes aumentos aos consumidores elevando os preços de venda, a maioria deles irá apenas vender menos produtos. O resultado será um menor nível de produção e a perda de empregos. Custos maiores podem ser repassados para os preços somente quando os consumidores têm mais dinheiro para pagar por estes preços mais altos. Para se evitar estragos irremediáveis, a noção de que expansões monetárias podem estimular permanentemente a economia deve ser irreversivelmente rejeitada. Adicionalmente, o governo deve ser retirado por completo do controle da oferta monetária, deixando esta área a cargo das forças de mercado. Por fim, o orçamento do governo deve ser equilibrado o mais rapidamente possível. O equilíbrio deve ser alcançado por meio de um acentuado corte de gastos, e não pelo aumento de uma carga tributária já extremamente elevada, que comprime salários e desestimula o trabalho árduo e a produção. .
No transcorrer deste trabalho, o objetivo era mostrar de que forma a taxa de juros e o PIB afetam o nível de investimento privado no país. Podemos também, verificar se aconteceu alguma mudança na postura dos empreendimentos com relação ao investimento para entender o perfil do empresário na busca de inovação para seu empreendimento, inovação esta, que exige investimento. Ás teorias dos neoclássicos e de Keynes ajudam a entender o que é o investimento e o que pode influenciá-lo e alguns dados sobre os índices de investimento, o PIB e taxa de juros, para o país. Com esses dados montou-se uma regressão linear múltipla para verificar de que modo o PIB e a taxa de juros, aqui representada pela taxa Selic, afetam o nível de investimento privado do país, o qual foi representado pela Formação de Capital Fixo. Pode-se verificar que o consumo privado de bens e serviços faz com que as empresas aumentem sua produção. Esse aumento de produção é possível através de expansão da capacidade produtiva, que é acompanhada por investimentos em Formação de Capital Fixo. Isso vai gerar emprego e renda na economia e movimentar outros setores econômicos. Todo esse movimento vai gerar riquezas para o país e um consequente aumento do PIB. Um PIB crescente e um cenário econômico favorável têm como consequência o aumento do investimento. De acordo com esse estudo de desenvolvimento realizado neste trabalho, o desempenho do PIB tem influência no investimento, assim como as variações da taxa de juros.
Referências bibliográficas:
http://economia.estadao.com.br/noticias/economa-brasl,para-dilma-excesso-de-liquidez-afeta-competitividade-e-pressiona-inflacao,73788,0.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liquidez
...