Cine Fórum - Os Intocáveis
Artigos Científicos: Cine Fórum - Os Intocáveis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rcalves86 • 24/11/2014 • 348 Palavras (2 Páginas) • 271 Visualizações
Cine Fórum
Roteiro de estudo
1. Identificação:
a. Nome do Filme: Os Intocáveis
b. Diretor: Eric Toledano e Olivier Nakache
c. Ator Principal: François Cluzet
d. Produtor: Art Linson
2. Análise Crítica:
a. Faça uma sinopse do filme.
O filme relata a história de um homem muito rico que fica tetraplégico após um grave acidente. Sem os movimentos, ele já não pode cuidar de si próprio, e contrata como seu auxiliar um jovem pobre, ex-presidiário e totalmente irreverente.
Apesar de serem de realidades diferentes, os dois iniciam uma relação de amizade, onde Philippe aprende com Driss a enxergar a vida além das suas limitações, enquanto Driss conhece um mundo novo, de arte e música, e através das experiências vivenciadas por eles, ambos transformam não somente sua visão de mundo, mas se transformam também como indivíduos.
b. Explicite a ideia principal do filme.
A ideia principal do filme é mostrar que é possível a amizade verdadeira mesmo com o acentuado contraste social em que os dois personagens estão inseridos. Além disso, através dessa amizade, o filme retrata que, mesmo com as adversidades que temos que enfrentar, precisamos manter a alegria e ter fé, e assim conseguir enxergar o lado bom da vida.
c. Escolha ao menos uma cena que identifique a ideia principal e comente!
Gostei da cena em que Driss passa o telefone para Philippe de maneira natural, com se nem se lembrasse da sua deficiência, e este não alcança.
Acredito que é essa ideia que o filme quer passar, ou seja, em um mundo onde cada um tem suas próprias limitações, somos todos iguais, e não há porque olharmos com pena ou darmos às deficiências de alguém uma importância maior do que elas realmente possuem.
3. Análise Didático-Pedagógica
a. Qual a relação do filme com o conteúdo de Ética Profissional?
O filme nos leva a refletir a respeito do tratamento que damos às pessoas com necessidades especiais, algumas recebendo cuidados excessivos por acharmos que são incapazes, enquanto outras são discriminadas e até humilhadas por não serem “normais”. A relação entre os dois personagens principais mostram que uma pessoa deficiente pode ser tão normal quanto qualquer outra que não tenha nenhuma necessidade especial.
...