Cine Brasil
Artigos Científicos: Cine Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maryjane • 13/6/2013 • 283 Palavras (2 Páginas) • 544 Visualizações
DIASDepois de ter a equipe seqüestrada e as armas cenográficas roubadas durante as filmagens de Tropa de Elite, o cineasta José Padilha teve uma copia pirata do filme circulando, antes de sua estréia no dia 5 de outubro. Duas semanas antes de chegar ao comércio, dois meses antes da estréia. Que na verdade é o segundo corte do filme.
- BOPE significa Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio.
- Em novembro de 2006, traficantes do morro Chapéu Mangueira, na Zona Sul do Rio, onde as filmagens eram feitas, seqüestraram parte da equipe que trabalhava no filme e roubaram as armas cenográficas. Cinqüenta e nove delas eram réplicas e 31 verdadeiras, adaptadas para tiros de festim. As filmagens foram paralizadas por cerca de duas semanas.
- Apesar das contribuições do ex-capitão do Bope, Rodrigo Pimentel, que escreveu em parceria com o sociólogo Luis Eduardo Soares o livro “Elite da Tropa”, Padilha afirma que o filme não é uma adaptação do livro.
- Para compor os personagens, entre eles o Capitão Nascimento, interpretado pelo ator Wagner Moura, Padilha entrevistou e ouviu histórias de 15 policiais, que conheceu depois que fez o filme Ônibus 174.
- Tropa de Elite era originalmente um projeto de documentário, derivado de Ônibus 174, tendo o Bope como tema principal.
- A escolha do elenco foi deita por Fátima Toledo.
- Para preparar o filme, Padilha trabalhou dois anos em investigações com a colaboração do Bope, psiquiatras da PM e ex-traficantes.
- André Ramiro era bilheteiro de cinema do shopping Fashion Mall, no Rio de Janeiro.
- O filme tem uma continuação, Tropa de Elite 2 (2010) com acontecimentos treze anos após os do primeiro filme., R. Introdução à Sociologia. São Paulo: Pearson, 2009. (Capítulos 8, 9 e 10).
...