Comunicação e argumentação
Seminário: Comunicação e argumentação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maxsuelmlopes • 26/3/2014 • Seminário • 1.185 Palavras (5 Páginas) • 201 Visualizações
ARGUMENTAÇÃO
Comunicação e Argumentação
“Todos os homens são iguais perante Deus.
E sem uma boa agência de propaganda, todas as margarinas também.
As duas marcas de margarinas mais vendidas no Brasil são praticamente idênticas no sabor e na cremosidade. Só que, curiosamente, uma delas vende quase o dobro da outra.
Como se leva o consumidor a preferir uma margarina, um shampoo, uma cerveja, ou qualquer outro produto, entre tantos tão iguais?
Sim, porque por mais dinheiro que se invista, nenhum laboratório de pesquisas do mundo seria capaz de criar diariamente um novo diferencial para uma margarina.
Acontece que a comunicação pode.
Ela é, aliás, a maneira mais eficaz e poderosa de se criar o desejo de compra nas pessoas. E com uma enorme vantagem de custo.
É por isso que comunicação e marketing se transformaram nas atividades mais importantes de uma empresa.
Mais importantes que o produto, preço e distribuição, que, sozinhos, seriam incapazes de gerar volume de vendas. Mais importantes que a fábrica. (Nike é líder mundial e não possui uma fábrica). Mais importantes até que a própria empresa. (O Laboratório Fontoura fechou a uma década, mas suas marcas Biotônico Fontoura e Detefon continuam sendo vendidas até hoje).
Só que quem pode entender de óleos vegetais e hidrogenados e, ao mesmo tempo, cuidar da comunicação de uma marca? Qual a empresa que pode pensar criativamente o seu próprio produto, pensar nele conceitualmente, com uma visão menos afetiva e incestuosa, e muito mais realista?
É aí que nasce a relação entre uma empresa e uma boa agência de propaganda, talvez a parceria mais importante na história de qualquer produto vitorioso, de qualquer companhia de sucesso..
Se uma marca só pode acontecer através de uma boa comunicação, uma boa comunicação só pode ser produzida por uma boa agência e uma boa equipe.
Afinal, são essas pessoas que passaram dezenas de anos lidando com o marketing de grandes empresas. Aprenderam com a experiência o que funciona ou não. Já gastaram milhões de dólares testando novas idéias. E, é por isso que ninguém como eles conseguem fazer duas margarinas parecerem tão diferentes.
Talvez isso explique o respeito e o forte relacionamento de anos de uma Gessy Lever – fabricante da líder Doriana – com a sua agência de propaganda. Bem como tantos outros exemplos que se vêem no mercado.
Se você tem uma boa agência de propaganda, aprenda a utilizá-la. Tente extrair o máximo que ela pode oferecer. Divida com ela dúvidas, temores, alegrias, erros e acertos. Mas, acima de tudo, valorize uma agência.
Você não calcula quanto uma equipe dessas, estimulada, é capaz de fazer pela sua empresa.
Sem esse tipo de parceria, entretanto, talvez seja melhor nem tentar. A cada 10 novos produtos lançados, 7 deles fracassam porque, por uma razão ou outra, não conseguem sobressair junto ao consumidor.
O mercado, ao contrário de Deus, é bem exigente, seletivo e impiedoso.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE PROPAGANDA – ABAP.”
Esse texto inicia-se com uma afirmação solene, calcada num ensinamento difundido por todas as religiões, e em seguida rompe a expectativa inicial com a afirmação de que sem uma boa agência de publicidade, todas as margarinas também. O que o texto pretende dizer é que a publicidade cria diferenças entre produtos que são praticamente iguais e, assim, convence os consumidores de que um produto é melhor que o outro. Como ela faz isso? Usando argumentos, que são recursos de linguagem para levar o interlocutor a preferir o produto que está sendo anunciado como sendo o melhor. Veja-se por exemplo o que diz este trecho transcrito do longo texto acima:
As duas marcas mais vendidas no Brasil são praticamente idênticas no sabor e na cremosidade. Só que, curiosamente, uma delas vende quase o dobro da outra.
Como se leva o consumidor a preferir uma margarina, um shampoo, uma cerveja, ou qualquer outro produto, entre tantos tão iguais?
Sim, porque por mais dinheiro que se invista, nenhum laboratório de pesquisas do mundo seria capaz de criar diariamente um novo diferencial para uma margarina.
Acontece que comunicação pode.
Ela é, aliás, a maneira mais eficaz e poderosa de se criar o desejo de compra nas pessoas. E com uma enorme vantagem de custo.
A comunicação mexe com o desejo das pessoas e, assim, leva-as a preferir este produto àquele. Para
...