Construindo uma relação entre o que pensava Nietzsche e Foucault com o filme “A Experiência”
Por: luis.fernando • 13/11/2015 • Dissertação • 271 Palavras (2 Páginas) • 583 Visualizações
Construindo uma relação entre o que pensava Nietzsche e Foucault com o filme “A Experiência”, podemos traçar alguns elementos de caráter moral, como por exemplo o que Nietzsche afirmava, onde a parte racional da moral é uma ilusão, onde a atribuição de valores é criação humana, sendo assim, personagens do filme tomam atitudes amorais e que levam todos os elementos de violência a um nível ainda pior devido a geração de um sentimento de vingança e ódio que são criados por tais comportamentos destruídos de moral. Foucault dizia que o poder não é algo que se adquira, que o poder é praticado a partir de inúmeros pontos e em meio a relações desiguais, como todas as tensões sofridas pelos participantes da experiência caracterizam um comportamento modelado de acordo com o estímulo, ou seja, princípio de estímulo e resposta.
Quando Nietzsche recusa uma moral igualitária, pelo fato de os homens não serem iguais, partimos para dois instintos, o de rebanho e do espírito livre. Sendo assim, pode-se observar a quantidade de elementos que envolvem a violência no filme, observando ainda que o filme expõe com muita perspicácia a soma de todos estes elementos no desencadear de situações que geram muitos prejuízos humanos e sociais.
O filme sintetiza que a transformação de um indivíduo depende do poder que lhe é dado. Com isso podemos construir uma ligação com o que pensava Nietzsche e Foucault que no início da sociedade alguns grupos mantinham o poder e ditavam as regras, definiam o que era a moral, o que deve ser estabelecido, seguido pelas pessoas. Foucault também registra o conjunto de valores impostos também pelas instituições da sociedade.
...