Consumo nos tempos modernos
Resenha: Consumo nos tempos modernos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabriel567 • 15/10/2014 • Resenha • 279 Palavras (2 Páginas) • 624 Visualizações
O consumo na contemporaneidade cumpre diferentes funções e implica múltiplas referências como construção social, porém, nos padrões atuais, é insustentável, tanto na perspectiva ambiental quanto da construção de direitos e da cidadania.
A necessidade de se desenvolverem novos padrões de consumo está se transformando cada vez mais em tema de debates internacionais, ora discutindo a mudança de postura do consumidor, ora apresentando modelos inovadores de negócios ou de articulação de atores para redesenho das relações econômicas, sociais e políticas para a incorporação dos valores sustentáveis no sistema vigente.
A repercussão pública sobre a questão ambiental tem movido governos, organizações da sociedade civil, empresas e cidadãos a se apropriarem da discussão da sustentabilidade, seja como um novo campo de ação, um elemento de regulação, uma exigência das formas de produção e consumo, seja como uma bandeira defendida em todo o mundo.
Percorrer as ruas de uma metrópole contemporânea contempla ouvir, ver e sentir a problemática ambiental saltar à percepção. Trata-se de uma expressão incorporada por diversos atores sociais que se tornou ideia-força nos discursos e compõe o imaginário social.
A reflexão sobre os problemas do desenvolvimento sustentável precisaria ampliar o enfoque de forma a dotar a discussão de uma visão mais ampla do que aquela restrita à economia de recursos ou reciclagem de resíduos. O consumo sustentável se configura como uma das possibilidades de tratamento da questão dos impactos gerados pelo consumismo. Ele envolve mudanças de atitude aliadas à necessidade de transformação do sistema de valores e atitudes dos cidadãos na esfera pública. Uma análise da questão no Brasil indica que um dos impasses existentes está no campo da conscientização e mobilização da sociedade em torno de soluções para a promoção do desenvolvimento sustentável.
...