Critica ao Deus de Espinoza
Por: Pequeno Nerd • 20/10/2017 • Trabalho acadêmico • 291 Palavras (2 Páginas) • 1.233 Visualizações
Critica ao deus de Espinoza.
Rodrigo de Faria Fernandes da Silva.
Resumo.
A ideia desse artigo é refutar o deus de Espinoza usando a logica de que o ser humano nada cria alem da sua realidade.
Palavras chave.
Refutar, Espinoza, Deus
O que é o deus de Espinoza.
O deus de Espinoza pode ser dividido em substancia, modo e existencia, sendo a subistancia, infinita e eterna, é a essencia de deus no sentido de ser criadora de si mesmo, e de criar todos os outros objetos da realidade humana inclusive o ser humano.
Modo, ou seja as caraterisiticas emanadas pela substancia, é a expressao da existencia do que é emanado pela substancia, sendo assim a forma com que o homem ve deus, sendo deus natura . Existencia como posto é a forma viva do objeto na realidade a que pertecemos, sendo ela responsavel por ter o modo como sua caracteristica.
Deus humano, o erro de semelhaça.
Sendo deus a substancia infinita e eterna não podemos cair no erro de nos assemelhar ao nosso horizonte de conhecimento humano.
Critica.
Sendo o deus de Espinoza um objeto sem caracteristicas humanas, como visto e pelo texto acima, como seria possível o homem com sua realidade de conhecimento sendo limitada ao universo mensuaravel, ou seja a mente humana não pode com suas feramentas observar algo alem de sua comprienção, prova de tal é que não existe o infinito, eterno ou ate mesmo perfeito em nosso horisonte de conhecimento, ou seja, concluimos que a definição de deus de Espinoza como algo alem de nossos sentidos, poderia ser conciderado como iracional e uma falsa ideia do desconhecido, funcionando como uma desculpa para si mesmo dos misterios do universo.
Bibliografia.
JOEL, Pablo,” A Concepção Emanente de Deus em Espinoza”. 2017 . Disponível em:http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/a_concepcao_imanente_de_deus_em_espinosa.pdf . Acesso em: 20/10/2017
...