Curso de Licenciatura em Matemática
Por: jhagolls • 27/3/2023 • Resenha • 739 Palavras (3 Páginas) • 64 Visualizações
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INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA – CAMPUS EUNÁPOLIS
Curso de Licenciatura em Matemática
Disciplina: Filosofia da Educação
Docente: José Roberto Silva de Oliveira
Ronaldo Filho Souza Santos
Desde as civilizações antigas o homem busca entender o funcionamento do mundo e da mente humana, por diversas vezes essas ações foram atribuídas a divindades e ao acaso do universo. Sem respostas conclusivas sobre tal comportamento surgiram os filósofos em busca de resposta sobre a origem de tudo que formularam teorias e concepções do conhecimento de forma logica e coerente com a realidade material. Em busca de uma matéria essencial que dava origem a tudo e gerasse diversidade os filósofos pré-socráticos se deparam com o Tempo (que nesse caso surge com o conceito de movimento) e como os seres estão vinculados a ele.
Heráclito o considerava o movimento a propriedade mais essencial do Ser, pois estava presente em tudo oque existe mudando tudo constantemente, logo ele afirma que o ser possui um dinamismo e vive em frequentes mudanças.
Parmênides se opõe a Heráclito quando diz que o Ser é imutável e que a ideia de poder ser e não ser ao mesmo é absurda, pois percebemos as mudanças do mundo pelas aparências e pelos sentidos tomamos o transitório (aquilo que surge e desaparece) refutando o posicionamento contraditório do ser e o não-ser, pois o Ser não se trata da realidade e sim da percepção pelos sentidos.
Diante disso Platão evidenciou que existe uma diferença entre o mundo dos fenômenos acessível aos sentidos e o das ideias que o homem alcança através da reflexão e depuração dos enganos dos sentidos, Platão não obteve sucesso em sintetizar a visão de Heráclito e de Parmênides, pois se inclinava ao idealismo de Parmênides.
Se contrapondo a Platão por perscrutar justificar o movimento Aristóteles abordou uma concepção do universo munido de seu conhecimento cientifico e seu objeto, o Ser, apresentando a forma e a composição da matéria argumentou diversos componentes de mesma forma que são diferentes da matéria desdobrando pensamento para uma visão material, pratica e sensitiva.
Ao buscar algumas certezas Descartes tenta estabelecer algum padrão que pudesse regular a forma de se produzir ciências, desacreditando das filosofias da época e assumindo a lógica matemática como meio para tal Descartes desenvolve o método cartesiano e divide em quatro etapas, que são: o primeiro a evidencia, que consistia que um argumento só poderia ser verdadeiro se este estiver associado ao raciocínio e que para isso era necessário suspender o juízo ou seja não julgar tal argumento; em segundo a analise do argumento por partes, dividindo-o e analisando essas partes separadamente; sintetizar é a terceira etapa, essa consiste em ordenar as partes divididas levando em consideração sua complexidade, resolvendo as mais simples e posteriormente as mais difíceis; a quarta etapa constitui-se em enumerar e conferir se nada foi omitido ou esquecido, esse passo é o da enumeração logo após surge a dúvida metódica a qual Rene duvida de tudo, inclusive do próprio pensamento, nesse momento é definido que a duvida é gerada pelo pensamento logo, então se existe a dúvida, existe o pensamento, se o pensamento existe então existe a mente.
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