TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Código de ética de 1947

Artigo: Código de ética de 1947. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  Artigo  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

CÓDIGO DE ÉTICA DE 1947

O serviço social nasce na expansão do capitalismo, e do surgimento dos problemas sociais. Neste contexto a igreja e o estado tomam a frente das politicas sociais, para que ela amenize esses problemas sociais, de maneira que atingisse a classe trabalhadora. Através da igreja surgem grupos que iniciam essas politicas sociais, esses grupos composto por mulheres da classe dominante, com o intuito de repressão e caridade. Com caráter conservador, aliado a ideologia de fortalecer o capitalismo.

Mulheres essas sociáveis, simpáticas, com um senso humanitário, com a grande capacidade de convencer o outro. Além de possuir como dimensão ético-politica a legitimação de uma face humanitária do Estado e das empresas, adotando princípios ético-morais, respeitando as leis de Deus, o bem comum, a caridade e a dignidade da pessoa humana.

Através das mudanças sofridas dentro do serviço social, os profissionais vieram ter atribuições voltadas as leis e as politicas públicas, deixando para trás os seus projetos assistencialistas. O código de ética de 1965 nos mostra que esse profissional tem que ter compromisso com a verdade e honestidade, tanto com seus usuários quanto com seus colegas de trabalho.

O assistente social, não pode se valer da generosidade para encobrir erros de nenhum colega de trabalho, pois assim estará agindo contra o código de ética de sua profissão. Esse profissional deve ser solidário e leal ao seu colega, abstendo de críticas que possa prejudica-lo e observando a ajuda mútua de seus colegas no âmbito de trabalho. Um ponto muito importante dentro desse capitulo é que o assistente social não pode ocupar nenhum cargo ou função de um colega de trabalho que desistiu da função por falta de ética profissional, salvo quando houver provas de quem não havia nenhum empecilho para que seu colega de atuasse com ética no seu ambiente de trabalho.

Dentro de sua classe trabalhadora também houve mudanças, pois a classe ficou mais organizada para contribuir para o crescimento dessa profissão. O assistente social tem o dever com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com