Direito X Moral
Monografias: Direito X Moral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlosedu • 14/11/2013 • 256 Palavras (2 Páginas) • 582 Visualizações
Direito X Moral
A principal diferença entre Direito e Moral encontra-se na sanção, que o direito impõe; Da qual a moral não é dotada.
Outra diferença se da pela interioridade da moral e a exterioridade do direito; pois enquanto o direito tem uma coerção advinda de uma sansão (punição externa), que esta descrita na norma jurídica. Já a moral não e dotada de uma sanção, tendo o seu constrangimento proporcionado somente pela consciência através do remorso; e assim quando o mesmo se apresenta.
E por último uma diferença pouco notada mais existente; sendo o direito bilateral e a moral unilateral, ou seja: essa distinção relaciona-se com o fato de que o direito, ao conceder direitos, da mesma forma impõem obrigações, sendo, pois uma via de mão dupla. Já a moral não, suas regras são simplificadas impondo somente deveres, e o que se espera dos indivíduos é a obediência delas.
Direito positivo X Direito natural
O direito positivo é posto pelo estado; o natural, pressuposto, é superior ao estado, independe desse para existir.
O direito positivo é valido por determinado tempo (tem vigência temporal) e base territorial. Já o natural possui validade universal e imutável ( é valido em todos os tempos).
O direito positivo tem como fundamento a estabilidade e a ordem da sociedade. O natural se liga a princípios fundamentais, de ordem abstrata; corresponde à idéia de justiça.
Direito objetivo X Direito subjetivo
Direito objetivo é o direito concreto, nas normas jurídicas. Já o direito subjetivo não se encontra escrito, e sim é resultado de um sub entendimento da norma jurídica
...