Durkheim
Tese: Durkheim. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ella17 • 3/6/2014 • Tese • 852 Palavras (4 Páginas) • 220 Visualizações
Introdução
Apesar de muitas críticas feitas à sociologia, não se pode negar que houve um avanço nos resultados alcançados por essa ciência, mas os sociólogos não entraram em consenso sobre o que seria a sociologia, pois isso é reflexo da formação da sociedade em vários grupos sociais. O caráter antagônico da sociedade capitalista impede que se tenha um entendimento em comum da parte dos sociólogos em torno do método e da investigação criou margem para o surgimento de diferentes tradições sociológicas ou diversas visões de sociológicas.
Uma dessas visões que influenciou a teoria sociológica foi o pensamento conservador, que queria manter a sua estabilidade social e acentuar sua hierarquia, a reflexão dos conservadores iniciou com o impacto da Revolução Francesa, que esses viam como um castigo de Deus para com a humanidade, e não cansavam de criticar os iluministas por serem responsável em desencadear a Revolução Francesa em 1789.
As ideias conservadores se tornaram uma referência para os primeiros sociólogos que estavam interessados em preservar uma nova ordem política, econômica e social na sociedade europeia do final do século XIX. Essa ideia influenciou três teóricos da sociologia como Saint-Simon, Auguste Comte e Emile Durkheim.
Saint-Simon acreditava que o progresso econômico acabaria com os conflitos sociais por isso era a favor no desenvolvimento da indústria e da produção.
Para Comte as ideias iluministas na revolução industrial iriam levar os homens à desunião, no entanto para que isso não ocorra é necessário restabelecer a ordem tanto da ideias como no conhecimento e dessa maneira criando uma crença comum entre os homens.
Nesse sentido a filosofia positiva era uma reação clara em oposição à filosofia iluminista, pois o espírito positivista estava preocupado em reorganizar a realidade.
A maneira de chegar a esse objetivo é fazer uma reconciliação da ordem com o progresso, pois a sociologia positivista considerava que a ordem é o ponto de partida para a construção de uma nova sociedade.
Já Durkheim também estava preocupado com a ordem social, e discordava das teorias socialistas que explicavam a realidade social somente pelo viés econômico, pois para ele precisava encontra novas ideias morais para guiar as condutas dos indivíduos.
Durkheim possuía uma visão positiva da sociedade industrial. Pois a divisão social do trabalho iria provocar uma relação de cooperação de solidariedade entre os homens.
Acreditava que todas as ações que um indivíduo têm não era criado por ele, mas criada por um grupo social que era transmitido de geração em geração, por meio da educação.
Já o pensamento socialista, diferente do positivista, não acreditava na bondade da sociedade industrial, e criticava essa sociedade colocando em evidência o antagonismo de classe.
A sociologia marxista surge socialismo utópico, a principal crítica feita aos socialistas utópicos é que esses apesar de criticar a burguesia não criaram um meio capaz de promover ações radicais para uma mudança profunda na sociedade, segundo a avaliação de Marx e Engels.
Para Marx a filosofia no século XIX tinha em Hegel como o principal representante e a dialética como o método usado para interpretar a realidade.
Marx e Hegel vendo que a sociedade estava passando por profundas transformações graças à revolução industrial, e consideravam esse fenômeno como motor da história dos conflitos sociais, e reinterpretando o método
...