EFEITO DA POSTURA NA PRESSÃO SANGUÍNEA
Pesquisas Acadêmicas: EFEITO DA POSTURA NA PRESSÃO SANGUÍNEA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Amandaa123 • 11/3/2014 • 576 Palavras (3 Páginas) • 10.621 Visualizações
EFEITO DA POSTURA NA PRESSÃO SANGUÍNEA
A mudança postural, débito para ortostatismo, acarreta redistribuição do volume sanguíneo, mudanças de fluxos e pressão circulatórias detectadas por sistemas de regulação , o que desencadeiam reflexos autonômicos no sentido de garantir a homeostase necessária ao atendimento da demanda.
Os objetivos do presente estudo foram analisar a influencia da mudanca postural na pressão arterial, freqüência cardíaca , hematócrito e influÍncia autonômica simpática e parassimpática sobre sistema circulatório.
Foi feito uma ficha com os dados das diferenças de PAs de um voluntário do grupo em diferentes situações que modificaram a pressão, lembrando que esse integrante do grupo já possui alterações na pressão genéticamente,pelo fato de grande parte da família ser hipertensa.
VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL DE UM HOMEM
SENTADO: 14X8
DEITADO: 14X8, pressão arterial estável.
IMEDIATAMENTE APÓS LEVANTAR: 13X10, queda da pressão muito rápida, diminuição da pressão pode ser tal que pode causar desmaio.
APÓS 2 MIN. DE DESCANÇO: 14X8, a pressão arterial ficará em equilíbrio estável.
APÓS ATIVIDADE FÍSICA: 16X10, nos primeiros 2 minutos de atividade física (aquecimento) , a pressão aumenta, logo se estabelece em valor constante, e o nível da P.A dependerá da intensidade do exercício.
APÓS 2 MIN. DE ATIVIDADE: 15X10, quando o trabalho físico é interrompido, ocorre queda da pressão imediata. Porém há menor redução dos valores porcentuais.
Uma pessoa deitada possui pressão hidrostática praticamente constante em todos os pontos do corpo e igual à do coração.
Quando a pessoa está sentada, ou em pé, devido à elevação da cabeça em relação ao coração, a pressão arterial é mais baixa .
Assim, quando uma pessoa deitada se levantar rapidamente, a queda de pressão arterial da cabeça será maior, o que implicará uma diminuição do fluxo sangüíneo no cérebro. Como o fluxo deve ser contínuo e como o ajuste do fluxo pela expansão das artérias não é instantâneo, a pessoa pode sentir-se tonta. Em casos de variações de pressão muito rápidas, a diminuição da circulação pode ser tal que provoque desmaio.
ASPECTOS FISIOLÓGICOS DA PRESSÃO ARTERIAL SISTÓLICA NO EXERCÍCIO E LOGO APÓS
As pressões arteriais e a freqüência cardiáca se elevavam durante e imediatamente após o trabalho muscular. Em geral, essa elevação da PAS é acompanhada de redução ou nenhuma
A pressão sanguínea na aorta é mantida pela integração dos seguintes fatores: Débito cardiáco,que ralaciona-se com o volume que sai do coração, resistência periférica total, que relaciona-se com a viscosidade do sangue.
Existe incremento mais acentuado da PAS nos dois primeiros minutos de exercício (fase de aquecimento); após o aquecimento, se estabelece um valor constante (fase de equilíbrio) e o nível da PAS a seguir dependerá da intensidade do exercício.
Quando o trabalho físico é interrompido, ocorre queda imediata da pressão
...