TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esfera da antropologia

Seminário: Esfera da antropologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Seminário  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 5

A Abrangência da Antropologia

O texto inicia-se com a explicação etimológica de “antropologia” - estudo do homem ou lógica do homem - as duas formas de tradução dão idéias diferentes do estudo, uma ligada ao lado das ciências humanas e outra que remete ao lado mais filosófico do estudo, porém, a antropologia não surgiu junto aos grandes filósofos gregos, surgiria séculos depois, os gregos não estudaram os outros povos aos quais chamavam de bárbaros por se julgarem superiores, na antropologia é necessário que se tenha um olhar sobre todo e qualquer povo respeitando suas peculiaridades.

Isto obriga que o estudioso se afaste de sua própria cultura para poder observar as demais. Superar seus preconceitos e sua própria cultura são grandes dificuldades a serem enfrentadas no processo antropológico.

Logo, a antropologia nasce do campo filosófico, em seguida, com a chegada da teoria da evolução, passa a ser uma ciência com maior integração principalmente ao campo biológico.

Antropologia Como Ciência

A antropologia vem a tomar o homem em sua totalidade como objeto de estudo. Diferente dos braços de estudo das humanidades que se dedicam a alguma parte em especifico.

Sociologia; trata do estudo da sociedade, do homem enquanto ser coletivo e sociável.

Economia; estuda o lado material, os bens em sua produção, transformação, distribuição, é a ciência humana que mais se aproxima de uma sistemática.

Ciência Política; dimensiona o poder, nasceu para buscar um equilíbrio em prol do bem comum, mas observa muito mais os conflitos que a negociação ou a convivência.

Psicologia; entende a formação mental e emocional dos homens, o homem consciente e inconsciente.

A antropologia então vem ambiciosamente tentar unir tais ciências, o processo passa pelo entendimento do homem enquanto ser biológico e cultural. Dada esta divisão, a antropologia dirige seu estudo em vertentes, subdisciplinas: antropologia física, biológica; arqueologia; linguística; e antropologia cultural, social.

Antropologia Biológica

É a forma mais vista e divulgada, presente na mídia, acaba tendo um alcance maior na população em geral. Um exemplo foi o corrido em 1856 no vale de Neander - Alemanha -, a descoberta de um esqueleto que ficou conhecido como o Homem de Neanderthal, poderia ser um elo perdido na historia evolutiva do ser humano, tratava-se de um ancestral do Homo Sapiens,

três anos mais tardeseria publicada a teoria da evolução de Charles Darwin, que mudaria completamente o modo de se observar as espécies incluindo o homem.

Segundo a antropologia biológica o homem é um ser da natureza, surgido a cerca de 200.000anos e que como qualquer ser evoluiu até o estagio atual, o qual é encontrado nos últimos 80.000 anos.

A grande temática da antropologia biológica então trata de encontrar o lugar do homem na natureza e conhecer a especificidade de sua natureza, o que leva ao profundo dialoga com as ciências biológicas. A antropologia biológica faz uso do estudo de vários primatas para tentar traçar linhas que possam explicar então suas questões, novas duvidas acabam surgindo destes estudos, como, será que um dia os chimpanzés (primos mais próximos do homem) irão pensar?

Arqueologia

A arqueologia tem a função de reconstruir tempos passados através de evidencias concretas, assim, seu estudo ajuda fortemente a compreensão evolutiva do ser e também através da reconstrução de sociedades propicia o entendimento de tais. Literalmente desenterrando artefatos, ossadas e outros se chegam a conclusões pertinentes e relevantes do contexto antropológico.

A descoberta de novos sítios arqueológicos hoje envolve um complexo sistema de conhecimento de solo ou de analises de fotos de satélites, bem diferente de décadas atrás quando isso ocorria por sorte ou até mesmo após a destruição de parte dos mesmos. As técnicas hoje derivam de varias ciências como a geologia, química, paleontologia, ecologia, anatomia etc., uma extensa teia de saberes.

A construção de barragens tune e outros são obrigados a terem acompanhamento para que seja feito um levantamento das perdas e impactos decorrentes da execução da obra para fazerem levantamentos do patrimônio arqueólogos às vezes arqueólogos e o instituto Brasileiro de patrimônios históricos conseguem ate desviar o curso de construção para salvar e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com