TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Socios Culturais

Trabalho Escolar: Estudos Socios Culturais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2014  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Estudos Socioculturais

Curso: Nutrição.

Professor: Valdir Luiz Schwengber.

Nome do aluno: Débora de Brito.

Data: 13/04/2014.

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço Unisul Virtual de Aprendizagem (EVA).

1) Observe a charge abaixo:

R: Observando a charge abaixo, consegui entender que na corrupção do mensalão é tanta gente envolvida, que a figura feminina, confundiu que o marido estivesse vendo alguma olímpiada, e não um julgamento de tribunal.

Assim sendo, que meu argumento a favor da ética seria, que, se um indivíduo não consegue explicar onde ganhou determinada quantia de dinheiro, é muito provável que algo esteja errado com esse dinheiro, então tem que ser julgado pela forma inadequada que o mesmo adquiriu; e o argumento contra, seria a violação da presunção dos suspeitos, passa a ser suspeito quem tem a provar que não é culpado, em vez de serem investigadores judiciais a provar que ele é devidamente o culpado. Assim sendo, vão pensar duas vezes antes de se envolver em corrupção.

Fonte: NOVAPAUTA.COM. Brasil todo torcendo... Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-Z30vZOpsydY/UCPuVWyzhFI/AAAAAAAAKyY/yxFtJ3pBVec/s640/charge+mensal%C3%A3o.jpg>. Acesso em: 31 out. 2012.

Em conformidade com o conteúdo da charge abordada, proponha dois argumentos: um argumento a favor da Ética, e outro argumento contrário à corrupção. Sua resposta deve ter no mínimo 10 e no máximo 15 linhas. (4,0 pontos)

2 ) Leia o texto a seguir:

O papel das redes sociais digitais nas novas formas de ativismo político.

Ao estudar os fenômenos recorrentes à sociedade que configuram objeto de preocupação para a Sociologia contemporânea, foram abordados temas como globalização, desigualdades socioeconômicos, agrupamentos ou grupos sociais, mídia e as comunicações de massa entre outros. A globalização, entendida como processo no qual se intensificam as relações e a interdependência sociais e globais é um fenômeno social com vastas implicações onde os grupos e as nações tornam-se mais interdependentes (CASAGRANDE; AMORIM). Os efeitos desse processo foram sentidos fundamentalmente por uma rápida integração econômica entre os principais agentes e atores econômicos (empresas e governos), e suas consequências sentidas pelo conjunto da população mundial através de diversas formas de exclusão dos benefícios gerados. Para expor e combater as contradições e os malefícios da globalização, no plano econômico, para a maioria absoluta da população, e ainda, o não respeito aos direitos civis básicos (democracia), despontaram novos movimentos sociais organizados e não organizados em escala mundial aliados aos modernos recursos da tecnologia da informação (internet). A junção dessas duas forças permitiu novas possibilidades de conexões sociais e de organização política da sociedade. Para fins didáticos, vamos usar o caso da Primavera Árabe, que segundo Lopes (2012) parte de um “[...] modelo de mobilização que se manifestou na Tunísia e foi replicado em quase todo o mundo árabe, a população daqueles países saiu em massa às ruas exigindo mudanças estruturais na política, na sociedade, e na economia. Ditaduras ruíram ou estão por ruir. Todo o status quo da região está se transformando.” Para este, algo impensável há pouco tempo, surgiu através das redes sociais e conseguiu catalisar o sentimento latente de insatisfação da sociedade.

De acordo com o exposto, acesse os sites indicados, que tratam do tema mencionado. A partir destas leituras, análises e considerações, desenvolva um texto crítico (mínimo de 20 linhas e com utilização de pelo menos uma citação direta dos conteúdos da disciplina), sobre a temática dos atalhos indicados, pautando-se sobre as seguintes questões propostas:

a) Porque os movimentos sociais nacionais e internacionais, através do uso das redes sociais, se tornam um empecilho para os interesses do poder dos Estados-nações e das grandes corporações? (2,0 pontos)

R: Porque através das redes sociais, geraria uma expressão técnica que designaria a ação coletiva de setores da sociedade ou organizações sociais para defesa ou promoção, no âmbito das relações de classes, de certos objetivos ou interesses, tanto de transformação como de preservação da ordem estabelecida na sociedade; as informações são passada de uma forma muito rápida (tempo real), assim a população fica muito mais informada e começa então a despertar a consciência do governo da sua região e de outros lugares também, podendo então causar certa movimentação sem mesmo saírem de casa, porém formando opiniões iguais, assim comprometendo futuros cargos políticos, pois estariam por dentro de textos, fotos e vídeos podendo tanto ajudar nas devidas imagens, como também podendo comprometer, (corrupção, falhas no modo de governo, censuras), enfim, por isso torna-se um empecilho no poder maior.

Porém então, teremos uma forma mais adequada para se tornar atores de novas formas de gestão requerendo a participação em diversos espaços, mobilizações de base local na esfera pública; empoderamento através dos fóruns e redes da sociedade civil; participação nos conselhos setoriais de parceria entre sociedade civil e estado; tendo acesso à busca de uma representação ativa nas conferências nacionais e globais de iniciativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com