FILOSOFIA
Por: IORRANAJENNI • 25/10/2015 • Dissertação • 425 Palavras (2 Páginas) • 175 Visualizações
O VALOR DA FILOSOFIA
No texto, Bertrand Russell disserta a importância da filosofia para a formação do ser humano, ele aborda a questão dos homens práticos, que são influenciados pelas ciências e tecnologias e reconhecem apenas os bens materiais, deixando de lado o bem de espírito, e dizendo que para nada serve a filosofia, a não ser para um passatempo inútil.
Inicia-se a problemática, afirmando que a filosofia assim como as demais ciências visa o conhecimento, entretanto as ciências físicas são responsáveis pela produção de bens materiais que fazem parte do cotidiano da humanidade, de maneira técnica, ou seja, para usufruir desse conhecimento não é necessário possui-lo, apenas conhecer seu resultado. Já os bens de espírito, evocados pela filosofia buscam a transformação do indivíduo, transformando-o em um ser sereno e livre. O homem consagrado a filosofia é capaz de desprender-se dos preconceitos de uma realidade pronta e priorizar o bem comum.
A filosofia é incapaz de dar respostas verdadeiras e definitivas para nossos problemas e ao que ela evoca, pois não é uma ciência “exata” como a matemática ou “técnica” como a física que inventa as coisas. Ela tem o poder de estimular nossa consciência, nosso pensamento pois aumenta significativamente as possibilidades de conhecermos outras respostas, procurar novos caminhos e fugir do dogmatismo que consiste em acreditar em uma verdade absoluta. Assim temos a dúvida- libertadora, que faz com que possamos vivificar a admiração pelo mundo com novas perspectivas.
A partir do momento que o homem se volta aos seus instintos ele tem a bagagem limitada que é destinada para os interesses pessoais, família e amigos, tudo que é voltado ao desejo instintivo, que tem característica de febril e recluso. Diferente do viver filosófico que se volta para a vida intelectual e espiritual, colocando em jogo toda a alma, ou seja, toda vida moral, fazendo com que o espirito seja calmo e livre.
A filosofia sempre caminhou junto com o Serviço Social, ampliando as visões de mundo e acompanhando as transformações da sociedade, ela nos ajuda a entender nossa evolução e a pensar o que representamos no Universo. Para o assistente social a filosofia é fundamental, pois encontraremos diversas situações em nossa profissão que vai precisar ser feito vários questionamentos sobre tal problema, procurar novas respostas e ser críticos para solucioná-los. Como iremos lidar com as classes mais desfavorecidas, com pessoas sem perspectiva de vida, devemos saber como orientar os usuários do Serviço Social, e os conceitos de filosofia são de grande importância para sabermos como agir, para analisarmos todas as características do indivíduo e seu histórico de vida.
...