Fatos do estudo da vida por filósofos antigos
Abstract: Fatos do estudo da vida por filósofos antigos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bibli • 13/8/2014 • Abstract • 726 Palavras (3 Páginas) • 312 Visualizações
1.1 Para Protágoras , portanto , tudo é ralativo: não existe um “ verdadeiro absoluto e também não existe valores morais absolutos” ( bens absolutos ) existe algo que é mais , útil , mais convinientemente e portanto mais oportuno . Para Protágoras nimguem esta no erro todos estão com verdade a sua (verdade) .
1.2 Górgias
1.2.1 Não existe o ser , ou seja , nada existe . Com efeito , os filosófos , que falaram do ser chegaram a conclusões que se anulam reciprocamente , de modo que o ser não pode ser nem uno , nem múltiplo , nem incriado , nem gerado e portanto nada será .
1.2.2 Se o ser existisse , não poderia ser “cognoscível” (ser conhecido) para provar essa afirmação , Górgias procurava impugnar (não concordar) o principio de Parmênides segundo o qual o pensamento é sempre só pensamento do ser e o não-ser é impensável.
1.2.3 Mesmo que fosse pensável , o ser permaneceria inexprimível . com efeito , a palavra não pode transmitir verazmente (verdadeiramente) coisa nenhuma que não seja ela própria .
2.1 Homem : Sócrates faz a seguinte pergunta o que é a essência do homem ? resposta homem é a sua alma e por alma Sócrates entende a nossa razão a sede de nosso pensamento , em poucas palavras : para Sócrates a alma é o seu eu consciente , ou seja a conciência e a personalidade intelectual e moral .
2.2 Virtude : aquilo que chamamos hoje “ virtude “ os gregos chamavam de Areté que significa a atividade o modo de ser , que aperfeiçoa cada coisa , fazendo-a ser aquilo que pode ser . Por conseguinte a virtude do homem não pode ser outra senão aquela que faz com que a alma seja de acordo como a sua natureza determina , seja boa e perfeita.
Liberdade : para Sócrates o conceito de liberdade está ligado com o autodomínio . autodomínio significa domínio da própria racionalidade sobre a própria animalidade , significa tornar a alma senhora do corpo e dos instintos do corpo . Desse conceito de autodomínio e liberdade encontra-se o conceito de autarquia ou autonomia (liberdade própria ).
2.4 Felicidade : Em grego “felicidade” se diz “eudaimonia” , que , originalmente , significa ter tido a sorte de possuir um demônio-guardião bom e favorável , que garantia boa sorte e vida próspera e agradável , esse demônio-guardião nos dias de hoje seria o nosso anjo da guarda . A felicidade não pode pode vir das coisas exteriores , do corpo , mas somente da alma , por que está e só esta é a sua essência.
3.0 Do mundo sensível “ a segunda navegação “, ascendemos ao mundo inteligível , que representa sua “verdadeira causa“ . Ora , compreendida a estrutura do mundo inteligível , é possível compreender melhor a gênese e a estrutura do mundo sencível.
4.1 Aristóteles introduz sua grande reforma , que implica na superação total da ontológia (estudo do ser) eleática , o ser não tem apenas um , mas múltiplos significados. O ser se divide em vários níveis que se reduzem em quatro A) O Ser em si B) o ser como ato de potência exemplo: dizemos que a plantinha de trigo “é” trigo em potencia ao passo que a espiga madura “é” trigo “em ato”. C) o ser como acidente D) o ser como verdadeiro
4.2 Em Platão temos “a segunda navegação” (matafisica) , portanto , leva ao reconhecimento da existência de dois planos do
...