Fichamento Aristóteles
Artigo: Fichamento Aristóteles. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Danilevi • 4/11/2014 • 1.004 Palavras (5 Páginas) • 1.801 Visualizações
FICHAMENTO
MARCONDES, Danilo. Iniciação à Historia da Filosofia dos Pré-socráticos a Wittgenstein – 6ªEd. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. (298pgs.)
Capitulo 05 – Aristoteles e o sistema Aristotélico
Paginas 69-82
PALAVRAS-CHAVES: empírica, Liceu, pré-socráticos, Metafisica, esotéricos, exotéricos, dualismo, matéria, forma, essência, acidente, contingência, mutáveis, Aristóteles, Sócrates, Platão, sistema aristotélico, logica, prático, técnica, experiência, sensação, memoria, teoria.
IDEIAS PRINCIPAIS:
Rompimento de Aristóteles aos ensinamentos de Sócrates e Platão;
Critica a Platão e a rejeição do dualismo;
A metafisica como concepção da realidade e o sistema aristotélico, a qual se divide em: saber teórico, saber pratico e saber produtivo.
OBJETIVO DO AUTOR:
Apresentar Aristóteles como um filósofo que rompe os ensinamentos de seus dois grandes mestres. Analisar suas principais ideias (metafisica e sistema aristotélico) mostrando as diferenças do sistema aristotélico, método socrático e pensamento platônico.
TRECHOS INTERESSANTES:
[...] “Aristóteles rompe com esses ensinamentos após a morte do mestre e elabora o seu próprio sistema filosófico a partir de uma crítica ao pensamento de Platão.” [...] – pág. 69.
“O ponto central da critica de Aristóteles e Platão consiste na rejeição do dualismo”. [...] – pág.70
[...] “A matéria é o principio de individuação e a forma a maneira como, em cada individuo a matéria se organiza.” [...] – pág.72.
[...] “A ética aristotélica é um estudo da virtude.” [...] – pág.76.
[...] “Aristóteles opõe-se ao que considerava o uso arbitrário e manipulativo da retorica e da oratória pelos sofistas”. [...] pág.77.
“Todos os homens têm, por natureza, desejo de conhecer...” [...] – (Metafisica) – pág.78.
CONCEITOS CENTRAIS
O Autor aborda a vida intelectual de Aristóteles que ora uma discipilo de Platão ora conhecido como aquele que rompeu o método socrático e o pensamento platônico. Nascido em Atenas, foi fundador da Escola Acadêmica Liceu em 335 a.C. Ali utilizou e reutilizou suas teorias, sendo a mais importante, o empirismo, onde descobrimos o conhecimento através dos sentidos. (pág.69.)
Aristóteles era contra o dualismo, onde tinham dois elementos irredutíveis e independentes. Segundo ele, há dificuldades de se explicar a relação entre o mundo inteligível e o mundo sensível, no entanto Aristóteles se fez necessário um novo ponto de partida para sua Metafísica, isto é, a concepção de real, evitando o dualismo de dois mundos. (pág.71).
Aristóteles afirma que os indivíduos são compostos de matéria e forma. Assim, todos os indivíduos de uma mesma espécie teriam a mesma forma, mas difereriam do ponto de vista da matéria, já que se trata de indivíduos diferentes, dessa forma jogando o dualismo platônico para dentro do individuo, da substancia individual. Portanto, Matéria e Forma são indissociáveis, constituindo uma unidade. (pág.72).
Na metafisica encontra ainda três distinções adicionais a esse respeito que resultam da elaboração da teoria aristotélica do ser: 1)essência e acidente – A essência é aquilo que faz com que a coisa seja o que é. Os acidentes são as características mutáveis e variáveis da coisa, que explicam a mudança, sem que isso afete sua natureza essencial; 2)necessidade e contigencia – É a correlata à distinção entre essência e acidente. As características essências são necessárias, não podendo faltar. Ao passo que as coisas contigentes são variáveis e mutáveis; 3)ato e potência – Explica a mudança e a transformação, uma coisa pode ser uma e múltipla. (pág.73.)
A filosofia aristotélica é extremamente sistemática, e esse sistema constitui uma visão integrada do saber, caracterizado,
...