Fichamento de metodologia cientifica
Por: Márcio Ferreira • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 515 Palavras (3 Páginas) • 439 Visualizações
CURSO: HISTÓRIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA - 2014.2 - NOITE
PROFESSOR: SAM THIAGO BORGES
ALUNO: MÁRCIO FERREIRA DE ARAÚJO
FICHAMENTO
Referência Bibliográfica
LAKATOS, Eva M. & MARCONI, Marina A. Métodos Específicos das Ciências Sociais. In, Metodologia Científica. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1992, pag. 81 - 85.
Há diversos métodos científicos, que são determinados pelo tipo de objeto a investigar e pela classe de propósitos a descobrir. Assim teríamos, em primeiro lugar, o método de abordagem, que são os que proporcionam as bases logicas das investigações científicas. Esses métodos referem-se ao plano geral do trabalho, ao processo de raciocínio adotado, baseando em princípios lógicos. Classificam-se em:
Método Dedutivo – É aquele que parte de teorias e leis gerais para a determinação ou previsão de fenômenos naturais;
Método Indutivo – É um raciocínio que parte do efeito para as causas, exigindo verificação, observação e experimentação. Para que esse método ocorra é necessário que sejam repetidas varias vezes sob ampla variedade de situações;
Método Hipotético-dedutivo – É aquele que parte da percepção de uma lacuna nos conhecimentos acerca da qual se formulam hipóteses e, pelo processo de inferência dedutiva, testa a predição da ocorrência de fenômenos abrangidos pela hipótese;
Método Dialético – Nesse método tudo é visto em constante mudança, pois sempre há algo que nasce e se desenvolve e algo que se reuni e se transforma.
O Método Histórico se preocupa em estudar o passado das atuais formas de vida social, as instituições e os costumes para compreender o passado, entender o presente e orientar o futuro, verificando, não apenas a influência do fato e do fenômeno, como também sua formação, modificação e transformação durante determinada espaço de tempo. Consiste em investigar os acontecimentos, processos do passado para verificar sua influência na sociedade de hoje.
O Método Comparativo é responsável para identificar as semelhanças e explicar diferenças entre grupos, pessoas, sociedades, sistemas, padrões de comportamento familiar ou religioso, etc. Seu objetivo é entender o comportamento humano, não só no presente, como também no passado.
O Método Monográfico tem como preocupação realizar um estudo aprofundado sobre determinado assunto buscando seu desenvolvimento.
O Método Estatístico permite que os resultados quantitativos, além de representações que demostram a constatação de relações entre os fenômenos, ele tem o objetivo de obter generalizações sobre suas naturezas, suas ocorrências e principalmente sobre os seus significados.
No Método Tipológico o pesquisador confronta fenômenos sociais complexos e cria modelos ideais, com base na analise de seus aspectos essenciais. Como não existem na realidade, esses modelos estabelecem características que determinam o tipo ideal para um caso concreto.
Já O Método Funcionalista estuda a sociedade do ponto de vista de um sistema organizado, reunindo uma trama de ações, de relações sociais e de instituições relacionadas, que agem e reagem umas em relações às outras, de forma dependente e equilibrada. Enquanto isso o Método Estruturalista serve para analise do fenômeno sob seus diversos aspectos.
...