Filo espaço
Tese: Filo espaço. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yolinda • 14/2/2014 • Tese • 770 Palavras (4 Páginas) • 485 Visualizações
1. O autor refere-se ao grande espaço reservado aos temas éticos nas discussões com nossos amigos. Você poderia fazer uma lista desses temas? Em seguida, escolha um deles e posicione-se.
A política, cidadania, sustentabilidade, aborto, racismo, homofobia, religião, reprodução assistida entre outros são temas éticos e polêmicos que levantam discussões. Atualmente é muito comum ver na TV, principalmente em novelas casos de reprodução assistida, onde mulheres não precisam “especificamente” de um parceiro para engravidar. A ciência justifica a reprodução assistida como uma forma de ajudar as pessoas e dar oportunidade de construir uma família. Mas seria mesmo necessário realizar esse processo para se ter uma família, quando se tem crianças nas ruas e orfanatos?
2. O sentimento de intolerância ou de vergonha indica que participamos de uma comunidade moral. Dê um exemplo e explique por que.
Ultimamente temos nos deparados com muitos casos de corrupção no poder publico, o que nos causa indignação, pois sabemos que estamos sendo lesados por políticos corruptos que estão quebrando as regras da sociedade e usurpando o que é nosso por direito.
3. Qual a relação entre política e ética? A partir dessa relação, destaque a questão da justiça como um desses temas centrais da ética.
A ética e a política não se misturam, pois atuam em campos diferentes. A política se refere a um todo, enquanto a ética se refere a uma ação individual. A justiça por sua vez se estende a todos, permitindo que os indivíduos tenham uma melhor formação moral.
4. O que significa dizer que “a não indiferença é a essência do valor”?
Algo tem valor quando não nos deixa indiferentes, ou seja, quando nos provoca algum sentimento, que pode ser de atração ou de repulsa.
5. Explique esta afirmação: O ser humano, diferentemente do animal, é capaz, de produzir interdições.
O homem quando deixa o seu estado natural passa a construir sua própria cultura. Com essa mudança vão surgindo novas necessidades, como a de relacionar-se com outros indivíduos, então ele passa a produzir suas próprias leis, nas quais o proíbe de fazer determinadas coisas, mais que são extremamente importantes para se conviver em um meio coletivo, pois é impossível relacionar-se sem normas de conduta.
6. Porque não é contraditório afirmar que a moral autêntica supõe a aceitação livre das normas, ao mesmo tempo em que a moral tem um caráter histórico e social?
Apesar de a moral ter um caráter histórico e social ela pode mudar de acordo com o tempo e o lugar. À medida que vamos crescendo, começamos a questionar os valores herdados, então passamos a desenvolver nossa própria cultura.
7. Como explicar que na moral convivem pólos opostos como o dever (a obrigação) e a liberdade?
O ato moral por ser livre nos dá o direito de escolha, no qual nos comprometemos, e se nos comprometemos nos tornamos responsáveis, e a responsabilidade nos cria um dever (obrigação). Sendo assim a obediência é uma escolha livre, o que nos possibilita a transgredir as normas, mesmo aquelas que escolhemos respeitar.
8. Mesmo
...