Filosofia
Por: walkercm • 18/7/2016 • Trabalho acadêmico • 869 Palavras (4 Páginas) • 249 Visualizações
UNIDADE ESCOLAR PROFESSORA MIRIAM LOPES DO NACIMENTO
FILOSOFIA 1° ANO “A”
PROFESSOR:FRANCISCO NACIMENTO
FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS
NOME: Walker Costa Magalhães
Parnaiba /pi 2015
Tales de Mileto (624-548 a.C.)
Tales de Mileto, o mais antigo filósofo grego é criador da escola jónica, não deixou seu conhecimentos escritos ,mas ensinou seu conhecimentos com seus discípulos dos quais falavam que tales acreditava que a água era a substância que dava origem a todas as coisas. Para Tales a terra era uma espécie de disco que fica boiando sobre as água dos oceanos.
Tales sabia um ” pouco sobre matemática e astronomia” ele foi o primeiro a fala sobre o fenômeno que ocorria entre o sol e a lua chamado eclipse e foi o criador do método geométrico teoremas de tales, tentou também criar um calendário com base na astronomia e examinou os astros pra ajudar na área de navegação. Como ele não deixou nada escrito sobre suas teorias e pensamentos outros filósofos deram continuação sobre seu trabalho sobre a hipótese que a agua era a substancia que deu origem a tudo.
[pic 1]
Tales de Mileto
Heráclito (540-480A.C.)
Heráclito foi um grande filósofo, sua personalidade era muito melancólica e tinha um caráter forte. Ele tinha pensamentos muito confusos com isso ganhou o apelido de Heráclito o obscuro, ao contrario de Tales de Mileto ele não acreditava que a agua era a substancia que dava origem todas as coisa, ele acreditava que o fogo era que era a substancia que dava origem a tudo.
Para Heráclito o mundo estar em um constante fluxo de transformação como exemplo temos uma frase de Heráclito “É impossível entrar no mesmo rio duas vezes” essa frase expressa que nos nunca entramos da mesma forma num lugar duas vezes. Heráclito defendia também os opostos das coisa, pois nunca daremos valor a algo se não sentimos como e ficar sem ela como exemplo temos o frio q se torna quente e vise versa.Com seus pensamentos confusos e intrigantes servirão de exemplo pra cientistas e outros filósofos da atualidade.
Parmênides (515 A.C)
Parménides foi um filósofo que demonstrava seus sentimentos usando a poesia sua principal obra foi “Sobre a Natureza” que expressa seu pensamentos e crenças com 150 versos dividido em duas, e foi ele o fundador da escola de Eléia.
Parmênides via as mudanças físicas que ocorrem no mundo e as questionavas pois para ele o mundo era feito de verdade e a aparência, Parménides foi o primeiro a formula o principio da identidade, pois ele falava sobre o não ser e o ser, o ser e um e o não ser e nada, com isso, Parmênides chega então à conclusão de que toda mudança é ilusória pois o ser não existe se o não ser não existir esse pensamento e muito complexo e ainda a pesquisadores que estudam o ser ou não ser.
...