Filosofia
Por: augusto simoes • 5/4/2015 • Tese • 792 Palavras (4 Páginas) • 201 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE E DO MUNDO EM QUE SE VIVE
A Filosofia é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo a ao homem; somos o estudo de tudo, como nós’ vemos o mundo e a nós mesmos e as outras pessoas, a natureza e todas as coisas e situações que vivemos e presenciamos em nossas vidas. Filosofar é antes de tudo, um exercício de liberdade de pensamentos que não aceita ser tutelado por ideologias, religiões, projetos políticos ou crenças de qualquer espécie. Colocar tudo à prova , perguntar as razões e os motivos subjacentes às escolhas humanas para chegar as melhores razões e aos melhores motivos que permitam ampliar a liberdade de todos são algumas das características do filosofar. Frente aos desafios contemporâneos lançados à civilização na atual etapa da globalização, que passa rapidamente por transformações profundas, novamente a Filosofia está desafiada naquilo que lhe é mais fundamental: elaborar conceitos que permitam compreender criticamente o que acontece à nossa volta e no mundo todo, a fim de que nossas escolhas e ações contribuam para expandir cada vez mais as liberdades públicas e privadas ao invés de restringi-las. Dessa forma, a Filosofia pode ser compreendida como prática da cidadania, uma vez que pensa a realidade histórica de efetivação de liberdade, repleta de problemas éticos, estéticos, políticos, epistemológicos, em meio a tantos outros. Em sua necessidade de por tudo à prova, inclusive a si mesma, a filosofia questionará a linguagem, a lógica e a ciência, entre outras elaborações, construindo posições em que busca melhor compreender os fenômenos humanos e naturais.
DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO ESCOLAR
A Filosofia é uma disciplina de natureza aberta e especulativa, difere da maioria das demais disciplinas, por não ter resultados consensuais, a maioria de seus problemas centrais continua em aberto. Não significa que nessas outras disciplinas, não existam problemas em aberto, porém em filosofia existem muito mais problemas em aberto do que resultados consensuais.
A filosofia é uma disciplina especulativa, reflexiva, que lida cm problemas que ninguém sabe resolver. Questões fundamentais como o questionamento da existência de Deus, se temos ou não livre arbítrio ou qual o sentido da vida , não encontram respostas amplamente consensuais.
Seu método de investigação não é empírico, não se usa laboratórios, estatísticas, observações telescópicas ou microscópicas, é uma disciplina “a priori”, ou que se faz através do pensamento apenas, em que o conhecimento precede a experiência.
Ela é fundamentalmente discussão de ideias. Não utiliza o método comum de provas e, por isso, não se tem resultados substanciais amplamente consensuais para se apresentar ao estudante, o que dificulta sua implementação no currículo escolar, porque as instituições de ensino estão preparadas para ensinar aos estudantes um conhecimento pronto , acabado , resultante de utilizações de métodos científico , históricos ou sociológicos .
A FILOSOFIA EM SALA DE AULA
A filosofia é um conjunto de problemas, teorias e argumentos, apresentados pelos grandes
...