Filosofia
Por: Rodrigo Braga • 11/4/2015 • Exam • 515 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
Questão 01)
Letra A)
A moral são valores estabelecidos socialmente, temporalmente, localmente e culturalmente. O ponto de vista de certo e errado em uma sociedade está preso a moral que por consequência está presa ao tempo. Como por exemplo, na década de 60/70 nos Estados Unidos da América, onde a segregação racial era algo normal, e pelos atos imorais (para a época) gerados pelo movimento negro, foi iniciada uma série de pensamentos éticos com intuito de repensar a moral, que envolveu a sociedade fazendo com que os direitos começaram a serem conquistados a partir disso. Eis a importância dos movimentos, dos grupos debatedores, eis a importância da ética, é pela ética e movimento em conjunto que as regras do certo e errado da sociedade (moral) são questionadas e debatidas, foi dessa forma que chegamos ao estado sócio político que nos encontramos hoje.
No que se refere ao texto B, é bom citar e relembrar o que foi apresentado por Immanuel Kant em relação à ética, em relação ao bem viver. Existem dois princípios básicos da ética kantiana devemos colocar o dever acima da felicidade (a felicidade é passageira) e o ser humano deve agir de forma universal, ter o ser humano como finalidade e nunca como meio (usar as pessoas para benefício próprio). E é com esse segundo princípio que podemos questionar o ato apresentado no texto B. O senhor que aparentemente está dando dos próprios calçados para o garoto de rua, ele agiu desta forma com a finalidade de ajudar a criança, ou ele estava pensando em si mesmo com intenção de se sentir melhor pelo seu ato?
Letra B)
Platão e Aristóteles nos apresentaram o que teria dado origem ao pensamento filosófico, a Thauma, que nada mais é que o espanto, admiração, a perplexidade. E é exatamente através da Thauma que as sociedades podem ser mudadas, chega de pequenos atos individuais como visto no texto B ou em coletivo, nos manifestos apresentados no texto A. Formar uma sociedade mais questionadora e com menos aceitação de padrões já impostos e separados em certos e errados, quando temos o espanto, nós questionamos, nós debatemos, novos pensamentos são formados o que tende a levar para uma sociedade futura mais justa.
Questão 02)
Falemos da alienação no consumo. A sociedade capitalista enraizada que vivemos nos ensina desde antes mesmo de aprendermos a falar corretamente, que devemos consumir. E a mídia é a grande aliada do consumismo. O que para as crianças chega na forma de várias propagandas sobre brinquedos diferentes, com temáticas e apetrechos únicos, para os adultos chega nas propagandas dos carros em que cada ano lança um modelo novo, com um painel levemente diferenciado do anterior, ou com um botão novo. Para conseguir que essa realidade seja mudada, é necessário a mudança de si próprio antes de tudo. Transformar sua relação com o próximo, consigo mesmo e com o meio em que vive. O ideal é a mudança da sociedade por inteira, mas tendo uma pessoa mudança, tal transformação geraria o espanto(relembrando a Thauma) de outros que iniciariam assim questionamentos e discussões ocorrendo em um momento a mudança de verdade.
...