Filosofia
Por: Bruna Vaneli • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 338 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
Nome: Wellington da Silva Macedo RA: 912207584 Turma: 2º C Unidade: Memorial
Ensaio Sobre a Cegueira
Dirigido por: Fernando Meirelles
Ensaio Sobre a Cegueira é um drama baseado na obra do escritor português José Saramago, dirigido por Fernando Meirelles, que explora as necessidades humanas, expondo os instintos, a partir de uma epidemia de cegueira sem explicação que abate sobre uma cidade. Essa cegueira chamada de “cegueira branca” surge em um homem no trânsito e se espalha pelo país. Apenas uma mulher, esposa de um médico oftalmologista não é afetada pela doença que juntamente com um grupo de internos tentam encontrar a dignidade perdida.
Os personagens ao longo do filme são testados ao extremo, certas situações vão além dos preceitos que consideramos morais e éticos, e precisam lutar pela sobrevivência em um manicômio sustentado pelo Estado cheio de falhas. Isso nos mostra como o ser humano se comporta diante das dificuldades e, o quanto é frágil, às vezes agimos como animais, sem perceber os problemas em nossa sociedade, ou sem dar a importância ao próximo.
Esse filme nos mostra a realidade por uma diferente perspectiva, com base na metáfora usada pelo autor, e muito bem retratada pelo diretor, em vista que nossa sociedade aos poucos está se perdendo pela falta de compaixão e educação. Podemos comparar o filme com o Mito da Caverna, de Platão, onde os personagens também são obrigados a conhecer o mundo de um ângulo diferente do que estavam habituados.
Em certos pontos da trama percebemos os mesmos problemas sociais, por exemplo, a forma política que o Brasil se encontra, esse é o diferencial que consegue nos prender ao drama, e fazer com isso, a procurar enxergar por diversos modos onde estamos errando, e sem a experiência das dificuldades não sabemos o quanto é bom superá-las para dar o valor ao que merece, que sem um líder que enxergue por nós, a sociedade não conseguirá ir tão longe.
...