Filosofia
Por: Ragroc • 4/6/2015 • Dissertação • 5.384 Palavras (22 Páginas) • 204 Visualizações
A Consciência Humana e seus Mistérios
04/06/2015
A principal finalidade do curso é a assimilação do conhecimento que vamos adquirindo ao longo de caminhada filosófica. Temos de aprender assimilar, guardar para que vejamos que a filosofia serve para a nossa vida diária.
O foco será o início das matérias do segundo nível: ISO e Psicologia. É preciso o equilíbrio entre ambas a disciplinas. Psicologia é uma forma de vivenciarmos o que aprendemos em ISO.
O que é a Consciência?
Autoconsciência: capacidade de olhar a si mesmo. Isso é capacidade humana. Normalmente, olhamos a nós mesmo olhando para um espelho, a nossa própria vida. Dessa forma podemos trabalhar sobre nós mesmos.
A consciência não é produto da matéria. O que divide o materialista e o espiritualista é a crença acerca de que a consciência sobrevive fora do corpo ou não. O materialista acredita que morto o homem, a consciência morre também. Há experiências em que a pessoa sai do corpo e consegue vê-lo.
Jung relata que uma paciente o procura para contar uma experiência em que em trabalho de parto, anestesiada parcialmente, perdeu a consciência. Saiu fora do corpo e viu o procedimento de estava acontecendo. Percebeu que o médico era inexperiente e que foi acalmado pela enfermeira. Esta negou a experiência, mas foi convencida por meio do relato minucioso da paciente.
Essa crença separa o espiritualista do materialista.
O homem teria a chave de todos os problemas da evolução se pudesse compreender o que realmente é a consciência... porque é, ao mesmo tempo, força e matéria, forma e vida. Jinarajadasa.
“Não meças com palavras o imensurável nem mergulhes a sonda do pensamento no inatingível. Quem pergunta, erra; quem responde, erra. Não digas.”
Antes da luz a mente vivencia trevas.
Depois, Ele resolve existir.
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
Resolve existir e elege um espaço. Cria a substância primordial. Emite uma parte de si e cria um espaço da substância primordial. Uma força que afasta a substância e a afasta. Isso é o átomo primordial de Atma (força-matéria). Daí que onde há matéria, há força.
O átomo tem mais espaço do que matéria. Seu núcleo explodido também que mais espaço do que matéria. Tudo tem mais espaço do que matéria. O que vemos de concreto, tem mais espaço do que matéria.
Uma infinidade de força-matéria de Atma forma um átomo de Budhi e assim por diante até o étero-físico. Assim, há uma imensidade de força nas coisas de vemos. A associação de átomos cria as moléculas. O Ele emite uma parte dele mesmo e emite vida (forma-vida). Depois, ele emite outro aspecto Dele mesmo e nasce a Consciência. Assim, força-matéria, forma-vida e consciência vêm da origem dos tempos e nascem ao mesmo tempo.
Matéria, vida e consciência são três aspectos de uma Unidade invisível.
O todo está na parte e a totalidade na unidade.
[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
No ponto está tudo, a consciência é esse ponto. Onde tudo está nela e ela está em tudo. HPB diz que é um ponto que está no coração humano (fisicamente, o nós sinusal). A consciência contem tudo.
A consciência é o ponto espiritual onde está contido o germe subjetivo de tudo que existe. Dentro da semente contém tudo que existirá na árvore. Isso é a consciência, contém tudo o que vai existir. É a própria projeção do Pai. Ela já é o tempo todo. O que falta é manifestar, como o óvulo que contém toda a história do ser humano adulto. Assim, o Sábio sabe o passado, o presente e o futuro.
[pic 8][pic 9][pic 10]
[pic 11][pic 12]
[pic 13][pic 14]
[pic 15]
[pic 16][pic 17][pic 18][pic 19]
(até o animal, há desconexão com o céu – mito da separação entre o céu e a terra - e a evolução é em grupo. A partir do humano, a evolução é individual e este retoma, conscientemente, a conexão com o céu)
Onde há força-matéria, forma-vida tem consciência.
O aspecto da mônada vai se revelando no mineral, no vegetal e no animal e no homem. No homem, atinge seu ciclo máximo e dirige-se de volta para o céu. Vamos nos revelando e começamos o ciclo de subida. A semente em relação com a matéria e vai se organizando de acordo com seu plano. Esse é o mistério que o filósofo tem de aprender a conviver. Esse é mistério ao qual denominamos Deus.
A mônada é formada antes de Atma. A mônada é o que temos de espiritual. Deve ser representada como um ponto no meio da tríade. Não se mistura com a matéria e tem a ver com o que chamamos de consciência. A mônada é espírito, não tem a ver com a matéria. Ela projeta um aspecto de si mesma e expande em forma de mineral. A mônada não desce, manda seu filho.
O cristal está vivo, tem a forma-vida e força-matéria contida nele, assim tem consciência.
Passa do mineral para o vegetal e para o animal. Depois para o homem. No animal a vida está mais revelada, mais expressa. Na medida em que a vida ganha forma mais sofisticada, vai revelando mais do que existe na consciência.
O homem se interessa por esse processo e procura ligar-se a si mesmo. Quando o corpo está mais sofisticado, Ele desce até Budhi e daí não desce mais. O espírito não se associa com a matéria. Quanto chega a Budhi, a mônada projeta uma parte de si mesma em Manas e forma o corpo causal (a Alma=Ego) que, por sua vez coleta experiência na personalidade que é criada por ele (o Ego). Agora deve transmutar experiências em ideias. Na maior parte das vezes, a experiência é processada no físico, mas deve ser processada cada vez acima, até que não precise mais do corpo.
A Alma faz o contato entre a matéria e o espirito. Une matéria e espirito, liga um mundo com outro.
“A vida se esforça incessantemente por ser cada vez mais autoconsciente e, acima de tudo, por ser consciente do Grande Plano e da alegre participação nesse Plano”. Esse é o filósofo, são Damas e Cavalheiros. Seguir o Plano é investir em nós mesmos.
Nosso Ego quando quer ver a si mesmo, cria a personalidade. Há consciência em todos os planos. A pedra tem consciência, não tem autoconsciência.
ATMA[pic 20] |
BUDHI[pic 21] |
MANASCORPO CAUSAL = EGO consciência aqui = pensamentos universais[pic 22] |
KM CORPO MENTAL = EU PESSOAL consciência aqui = pensamentos particulares |
ASTRAL CORPO ASTRAL consciência aqui = sentimentos/emoções |
PRANA CORPO FÍSICO consciência aqui = atividades corporais |
FÍSICO CORPO FÍSICO consciência aqui = atividades corporais |
...