Filosofia Antiga
Trabalho Escolar: Filosofia Antiga. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: larisaXpb • 5/4/2014 • 607 Palavras (3 Páginas) • 515 Visualizações
Autora: Elisângela Pereira Barbosa
Curso: Bacharelado em Administração Pública
Disciplina: filosofia e Ética
Pólo: Buritis/ MG
Resposta 1
A filosofia antiga, caracterizada pelos fisiocêntricos, se ocupava, num primeiro momento, nas explicações sobre a origem do mundo e suas causas de transformações decorrentes da natureza, por isso o termo fisiocêntricos . Num período posterior, marcado pelas reflexões de Socrátes e Platão, a filosofia volta-se para o próprio homem, na sua esfera social e política . Com a aproximação com o cristianismo, a filosofia antiga fortaleceu o pensamento cristão, com uma visão menos coletiva e mais individual da vida humana, caracterizando assim a filosofia Medieval. A teologia surge como fruto dessa racionalização cristã, a ciência sobre Deus é o meio encontrado na época de aproximar a filosofia, enquanto ciência, de Deus,.
A filosofia Medieval marca a presença da Igreja Católica Romana e das primeiras universidades, aglutinando o ocidente e o oriente. Inicialmente baseada nas reflexões de Platão e, num segundo momento, baseada no pensamento Aristotélico, relacionando razão e fé.
O teocentrismo, assim é a base do pensamento filosófico medieval. As rupturas e continuações oriundas desse período marcaram o pensamento moderno, caracterizado por “Volta” ao pensamento clássico, mas sem desconsiderar o pensamento medieval. O renascimento voltando-se para o homem e a ciência moderna, impulsionada a desconstruir os paradigmas da época marcam o pensamento moderno. A modernidade se caracteriza pelo antropocentrismo por colocar o homem no centro, o grande objeto de seu estudo e parte importante da natureza. Trata-se do indivíduo e não da coletividade.
A ciência ganha o método cartesiano, isto, é passa a possuir uma sistematização do seu conhecimento, partindo do princípio que toda Idéia precisa ser comprovada para ser vista como verdade, outro ponto importante do pensamento moderno é a criação do Estado, regulador das Relações humanas, baseado no contrato social. Assim, a modernidade representa a busca do conhecimento somente através da racionalidade humana.
Resposta 2
A forma como pensamos e agimos poderia caracterizar se vivemos no modo antigo, medieval ou moderno, de acordo com as características de cada período. Assim, diríamos que uma pessoa pensa de modo antigo quando baseia-se na contemplação, dissociada da realidade, e voltada para a origem. Um modo medieval de pensar seria fundamentado pela religião e na busca por relacionar o conhecimento a Deus e a religião. De maneira diferente, o pensamento moderno caracteriza uma pessoa autônoma, Crítica e reflexiva, voltada pra a realidade e na maneira como ela é , tomando a postura de ser atuante , ativo.
Resposta 3
A posição de Kant coloca o homem como um ser responsável por si mesmo , capaz de tomar todas as decisões e assumir as conseqüências que elas trazem. Esse conceito difere da idéia usada no senso comum de modernidade como algo atualizado, novo, “moderno”. Quando nos referíamos ao pensamento moderno ou a uma posição moderna se refere á autonomia do
...