Filosofia Política
Por: Cristiano Bezerra • 15/12/2015 • Trabalho acadêmico • 620 Palavras (3 Páginas) • 3.405 Visualizações
Questões
1. Os sofistas, mestres da retórica, ensinavam a arte da persuasão. Quais são as vantagens desse instrumento na democracia e quais os seus riscos?
Para que a democracia seja de fato efetuada é preciso que maior parte da população tenha a mesma decisão ou apoie a mesma causa sendo que, partes dessas pessoas decidem por si só, mas para convencer a maioria delas é preciso usar a persuasão.
Os riscos desse método é que os argumentos usados para convencer podem não serem reais.
2. Interprete a alegoria da caverna no ponto de vista político.
A alegoria da caverna está relacionada ao fato de os políticos deixarem transparecer apenas o que lhe convém, mostrando a população apenas as “sombras” o que eles querem que o povo acredite, sendo muito improvável que o povo chegue a ver a “luz”, ou seja, a verdade real.
3. Faça um quadro comparativo entre Platão e Aristóteles, indicando as semelhanças e diferenças entre as suas concepções de política.
Aristóteles recusava o autoritarismo da utopia platônica por considera-la impraticável e inumana. Recusa a sufocracia que atribui poder ilimitado a uma parte apenas da sociedade, os mais sábios. Alegando que a exclusão hierarquiza a sociedade, enquanto que Platão acreditava nela. Assemelham-se por ambos estarem envolvidos nas questões políticas da sua geração e criticando os maus governos, aspirando uma cidade justa e feliz.
4. Na idade média, o que muda e o que representa uma continuidade em relação à política grega?
A difusão do Cristianismo, que passou a representar o ideal de Estado Universal. Por ser da natureza humana, o pecado e o descontrole das paixões caberiam ao Estado o papel de intimidação para todos agirem retamente.
5. O que é o agostinismo político?
É a teoria que define o confronto entre o poder do Estado e da igreja pela superioridade do poder espiritual sobre o atemporal.
6. No tempo de Péricles, a democracia ateniense supunha a igualdade de direito perante a lei (isonomia) e a igualdade de direito à palavra na assembleia (isegoria).
a) Os conceitos de isonomia e isegoria ainda são desejáveis na política atual? Justifique sua resposta.
b) Considerando que nas democracias contemporâneas as assembleias legislativas são constituídas por representantes eleitos, de que modo poderia ser garantido o direito à isegoria a todo cidadão?
7. Com base na citação, atenda ao que se pede.
“O que dissemos a proposito da Cidade e de sua construção não é uma quimera vã. Sua execução é difícil, mas viável, como dissemos, de uma única maneira: quando assumirem o poder dos governantes – um ou vários – que, sendo verdadeiros filósofos, desprezam as honras que hoje disputam, por considerá-las indignas de um homem livre e despojado e tem na mais alta estima a retidão – e as honras que dela decorrer – assim como a justiça, que considerarão como a mais importante e a mais necessária de todas as coisas.”
PLATÃO. A República. Brasília: Universidade
...