Filosofia Socrates
Exames: Filosofia Socrates. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lululeopold • 9/7/2014 • 302 Palavras (2 Páginas) • 932 Visualizações
1ª) Quais os principais períodos da filosofia grega?
R= Período pré-socrático, período socrático, período sistemático e período helenístico.
2ª) Quais os principais traços da cosmologiapré-socrática? Escolha um deles e explique-o.
R= É uma explicação racional e sistemática sobre a origem; Busca o principio natural, eterno, imperecível e mortal gerador de todos os seres. A cosmologia nãoadmite a criação do mundo a partir do nada; Ela afirma a geração de todas as coisas por um principio natural de onde tudo vem e para tudo retorna.
3ª) O que é kínesis ou o devir? Por que essa ideia écentral no pensamento pré-socrático?
R= Vocábulo que significa movimento. Por movimento, os gregos não entendem apenas a mudança de lugar ou a locomoção, mas toda e qualquer alteração ou mudançaqualitativa e quantitativa de um ser, bem como seu nascimento e seu perecimento. Porque obedece as leis determinadas pela physis ou pelo principio fundamental do mundo.
4ª) O que ensinavam os sofistas?R= Os sofistas ensinavam técnicas de persuasão aos jovens, que aprendiam a defender a posição ou a opinião A, de modo que, numa assembleia, soubessem ter fortes argumentos a favor ou contra umaopinião e ganhassem a discussão.
5ª) O que propunha Sócrates contra os sofistas?
R= Propunha que, antes de querer conhecer a natureza e antes de querer persuadir os outros, cada um deveria, primeiroe antes de tudo, conhecer-se a si mesmo.
6ª) Explique o que Sócrates pretendia ao buscar a essência e o conceito das coisas.
R= Pretendia procurar o que o pensamento conhece da realidade everdade de uma coisa, de uma ideia, de um valor. Sócrates procurava o conceito, e não a mera opinião que temos de nós mesmos, das coisas, das ideias e dos valores.
7ª) Por que Atenas condenou Sócrates àmorte?
R= Porque ele fazia a juventude pensar. Por isso, eles o acusaram de desrespeitar os deuses, corromper os jovens e violar as leis.
...