Filosofia X Ciência
Por: 01121993 • 18/8/2015 • Artigo • 330 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
FILOSOFIA X CIÊNCIA
O que é filosofia? Essa pergunta é freqüente para a maioria das pessoas que se deparam com ela ao longo da sua vida. Cada um pode ter a sua própria concepção de filosofia. Eu, por exemplo, acredito que a filosofia seja pensar de forma mais crítica sobre as pequenas coisas que acontecem ao nosso redor e que de tão rotineiras já se tornaram comuns.
Ao contrário do que muitos pensam a filosofia também é uma forma de conhecimento e exige muito estudo e dedicação por parte dos filósofos. Das várias formas de conhecimento a mais comum delas é o senso comum que pode ser considerado como aquele conhecimento passado de geração em geração e que surge dos esforços feitos para se resolver os problemas práticos e imediatos do cotidiano, ou seja no senso comum existe um saber mais prático que teórico.
Um exemplo de conhecimento do senso comum é a agricultura como conhecemos hoje, nossos antepassados foram fazendo testes para descobrir como se cultivar e com isso foi aprendendo o que funciona e o que não funciona, até chegar ao que conhecemos hoje. Se fosse um cientista, por exemplo, que estivesse tentando desenvolver a agricultura ele certamente iria realizar pesquisas e mais pesquisas, para talvez depois colocar em prática os resultados das mesmas.
Percebe-se que o filósofo, como dito por Paulo Ghiraldelli Jr. “desbanalisa o banal”, ele busca uma solução para um devido problema, mas com uma visão mais ampla. Por exemplo, para o problema da fome o filósofo pensa em uma forma de se acabar com ela definitivamente do mundo, enquanto o cientista estuda a forma de se reduzir a questão da fome.
Portanto, a filosofia pode ser muito útil em nossa vida pois ela nos faz ver o mundo e a vida de uma forma melhor, e nos ensinar a pensar mais nos outros. Ver as coisas com os olhos e a inocência de uma criança pode tornar a nossa vida mais filosófica e melhores também.
...