Filosofia e sua Utilidade
Por: Rafael Nascimento • 29/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 850 Palavras (4 Páginas) • 3.605 Visualizações
FILOSOFIA E SUA UTILIDADE:
A filosofia surgiu no século VI a. C. na Grécia antiga, e tinha o objetivo de desvendar a origem de tudo.
Até então, tudo era na base dos mitos, e ninguém poderia (ou ousaria) questionar. Com o surgimento da filosofia as coisas começaram a mudar, iniciou-se um novo método de pensar e de estudar, que ficou conhecida como “Lógica”.
A utilidade da filosofia pode ser definida quando o ser humano usa a sua capacidade para refletir sobre a vida.
A Filosofia constrói novos conceitos sobre a realidade ensinando o homem a raciocinar e a questionar coisas do cotidiano.
DEBATE FILOSOFICO ENTRE HERÁCLITO E PARMÊNIDES
Heráclito defendia a ideia que o mundo estava em um movimento continuo, em transformação. Que nada permanece igual. Tudo muda, tudo evolui e tudo passa. Portanto ele afirmava que não existia uma pausa para o agora, o presente.
Já Parmênides defendia uma ideia contraria á Heráclito. Defendia que o ser é único, imóvel e imudável. O ser é sempre idêntico a si mesmo, e que a mudança (ou mutação) não passa de aparência.
Heráclito e Parmênides foram grandes filósofos da era pré-socrática. Heráclito defendia que tudo estava em constante mudança e Parmênides a imobilidade do ser.
PESQUISA SOBRE SÓCRÁTES / BIBIOGRAFIA
Sócrates. Ateniense, nascido por volta dos anos 470 a. C. no período da Grécia Antiga. Ele dedicou todo seu tempo aos estudos da filosofia e a meditação, mesmo sem receber qualquer recompensa financeira.
Tudo que sabemos sobre Sócrates foi através de Platão (seu discípulo), pois o mesmo não deixou nada escrito sobre suas ideias.
Desempenhou alguns cargos políticos mais acabou se afastando por achar que deveria servir a pátria conforme suas atitudes. Formou alguns cidadãos honestos e sábios, diferente dos sofistas que agiam para proveito próprio.
PROBLEMA DO CONHECIMENTO
Sócrates tinha a arte do dialogo, em suas conversas ele sempre questionava seu interlocutor, como se ele quisesse entender junto, mas na verdade, usando este método, ele não assumia a posição de um professor tradicional.
Para ele, o conhecimento deveria partir de dentro para fora, sempre usando a razão, assim o conhecimento seria sempre verdadeiro.
O conhecimento é algo que adquirimos durante a vida, adquirimos ao acumular experiências praticas e teóricas.
De acordo com Sócrates, questionar é o principal fundamento para que possamos relembrar o conhecimento escondido dentro de nós mesmo.
“Não se pode aprender algo que já não se conheça e todos nós já possuímos esse saber, mas está esquecido, por isso é de fundamental importância o processo de questionar, para que o sujeito possa relembrar.”
MÉTODO SOCRÁTICO (IRONIA E MAIÊUTICA)
Sócrates criou dois métodos filosóficos, a primeira era conhecida como ironia.
Neste método Sócrates interrogava seu interlocutor sobre aquilo que eles pensavam saber, depois, com suas habilidades, procurava mostrar as contradições afirmadas, e novos problemas surgiam a cada resposta.
O objetivo era acabar com o orgulho, a ignorância e o pré-conceito dos discípulos, assim a ironia tinha um caráter purificador, onde eles confessavam suas próprias contradições e podiam dar inicio a construção de novas e próprias ideias.
O segundo método era a Maiêutica.
Neste Sócrates ajudava seus discípulos a entenderem suas próprias ideias, a pensar por si mesmo, e não pelo que haviam sido educados a pensar.
Com este método Sócrates ajudava seus discípulos a terem suas próprias ideias e a produzirem um juízo usando a reflexão.
...