Filosofia, educação e sociedade
Por: vanessa.ilies • 19/4/2015 • Trabalho acadêmico • 870 Palavras (4 Páginas) • 1.020 Visualizações
1. O conceito de filosofia modificou-se ao longo da história. Explique tais transformações.
Resposta:
O conceito de filosofia modificou-se, pois na Antiguidade a filosofia era uma procura de conhecimento, uma vontade e disposição de compreender algo, mas isso foi mudando com a transformação da sociedade, e atualmente percebemos facilmente que a filosofia se preocupa em investigar a relação entre sociedade, cultura e conhecimentos científicos, para que dessa forma possamos questionar e refletir as influencias politicas, econômicas e culturais que visam o interesse das classes dominantes.
2. Explique a relação entre a linguagem, o trabalho e a cultura no processo de formação do homem e da sociedade.
Resposta:
Para Aranha e Martins, “o animal utiliza os instrumentos disponíveis na natureza, já o homem cria seus próprios instrumentos, isso requer intenção e racionalidade”. Dessa forma, surge a ideia de que o pensamento humano se manifesta conforme a vivencia em comunidade e assim desenvolvendo a linguagem e o trabalho. O trabalho evolui o homem, pois este, requer, planejamento, criação e aperfeiçoamento dos instrumentos. A linguagem diferencia o homem do animal através do mundo de símbolos que o cerca, a linguagem permite que o ser humano aprenda a realidade material e imaterial. O homem ao nascer, têm acesso à uma incalculável herança cultural, que lhe permite evoluir com agilidade. Com tudo isso fica evidente a importância da cultura, linguagem e trabalho no processo de desenvolvimento da vida humana, e isso diferencia o homem do animal.
3. Diferencie e cite exemplos de cultura de massa, cultura popular e cultura erudita.
Resposta:
Cultura de massa: relacionada ao conceito de indústria cultural e compreende a produção de uma cultura voltada ao entretenimento. Os principais meios de divulgação da cultura de massa, são os meios de comunicação social. Um exemplo seria as novelas.
Cultura popular: relacionada ao conhecimento popular, àquele transmitido de geração em geração, que são experiências acumuladas ao decorrer da historia, são saberes e costumes que não se aprendem nas escolas. Um exemplo seria o chá de erva santa-maria para amenizar dores.
Cultura erudita: relacionada ao conhecimento cientifico na qual se estuda nas instituições de ensino, é produzida pela elite intelectual, social, politica e econômica. A cultura erudita, meio que desvaloriza a cultura popular. Um exemplo seria a transformação da erva santa-maria com outros compostos, em comprimido para as pessoas tomarem e amenizarem as dores.
4. Argumente sobre as principais ideias de Marx e Engels.
Resposta:
Tanto Marx quanto Engels, consideravam a ideia de que a evolução do poder e tecnológico do homem causaria nele uma “autoridade” sobre a natureza, enquanto a classe operaria continuaria muito mais precária. Portanto para Marx não existe uma natureza humana e sim um decorrer do agir. O trabalho é um projeto humano. E a ação capitalista deriva das produções de mercadorias, que são vendidas para garantir a sobrevivência das pessoas. No entanto Marx diz que o capitalismo é explorador.
5. O que significa tecnocracia? Evidencie seu posicionamento.
Resposta:
O mundo da produção, leva à tecnocracia que significa o domínio dos técnicos e da técnica, ou seja, é o governo exercido pelos técnicos que controlariam os meios de produção e superariam o poder politico.
A tecnocracia é contraditória em relação a economia e é um antigo/utópico
...