Filósofo especialista
Resenha: Filósofo especialista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wagner35 • 20/3/2014 • Resenha • 328 Palavras (2 Páginas) • 1.390 Visualizações
O ser humano procura explicar o sentido das coisas naquilo como se ver, ou senti e não como realmente acontece, fantasiam no cotidiano é que tudo acontece. O carnaval é uma tradição que tem normas e faz parte da cultura de um povo. O futebol é o desejo de conquistar de vencer no coletivo e as comemorações é uma forma de realização de demonstrar uma nova fase da vida.
Mas a ciência tem uma explicação mais concreta pra tudo, pois a ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos,trabalha com o objeto de estudo, é preciso é rigoroso, deve ser obtido de maneira programada, sistemática e controlada, já a filosofia é radical porque sua reflexão busca as raízes da questão, a filosofia e radical por explicar os pensamentos do pensar e do agir, e procura saber a tradição dos pensadores trabalha com teorias e conceitos, assim como a ciência é sistemática. O senso comum é um conhecimento intuitivo espontâneo do cotidiano e ás vezes é confundido com bom senso, mas que são coisas diferentes, o bom senso é agir com sabedoria e trabalha com questionamento.
O filosofo especialista conhece a tradição dos pensadores, debate com os teóricos do seu tempo e cria conceitos de maneiras metódicas rigorosas, e sistemáticas. Já o individuo não especialista falam daquilo que ele ver e sente, da experiência de vida que tem é transmitida através da cultura e falam dos fatos que acontece no dia a dia e tentam explicar, investigar e fazer novas descobertas, chegam até a filosofar.
A filosofia é muito importante pois busca conhecer o nosso eu e a descoberta de novos conhecimentos, e se ela hoje é desvalorizada é porque não há incentivo e nem investimentos .
A filosofia é importante principalmente para os pedagogos pois ela demonstra aos futuros pedagogos a importância deles na sociedade, as dificuldades que vão enfrentar .
E como todos nós sabemos as dificuldades dos pedagogos são: salas cheias, maus alunos, desvalorização da carreira.
...