Especialista Em Logistica
Ensaios: Especialista Em Logistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elimar • 11/3/2013 • 1.019 Palavras (5 Páginas) • 1.983 Visualizações
2.2 OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉNS
Há tempos o conceito de ocupação física se concentrava mais na área do que na altura, o espaço para a armazenagem era sempre o menos adequado. Com o passar dos anos, o uso errado do espaço se tornou uma atitude antieconômica. Não era mais suficiente guardar os produtos ou mercadorias com o maior cuidado possível, racionalizar o espaço foi a solução encontrada para guardar a maior quantidade de volumes.
O armazenamento aparece como uma das funções do sistema logístico, porque na área de suprimento ou abastecimento é imprescindível ter um sistema de armazenagem de matéria – prima e refugos.
2.2.1 CONCEITO
Armazenagem é toda atividade administrativa e operacional de recebimento, armazenamento, e distribuição dos materiais aos usuários e controle físico dos materiais em estoque.
2.2.2 DEFINIÇÃO
No ponto de vista do operador logístico moderno, a armazenagem pode ser definida como gestão econômica do espaço necessário para manter estoques e mercadorias que pertencem a terceiros. Engloba as funções de localização, dimensionamento, arranjo físico, recuperação de estoque, projetos de docas ou baias de atracação e configuração do armazém.
Pode-se dizer que o conceito de armazenagem começa com a observação da alternância entre épocas de fartura e escassez e esta relacionada à necessidade de abastecimento .
2.2.3 FUNÇÕES
A armazenagem esta ligada diretamente com a localização das instalações, fontes de matérias – primas e vias de acesso. O produto que será distribuído determina a necessidade, a localização e a função do armazém.
Existem dois tipos de armazéns: armazém tradicional e o armazém contemporâneo. O armazém tradicional é um local para armazenar e manter estoques para o perfil de produção empurrada, já o armazém contemporâneo combina sortimento de estoques para atender as necessidades dos clientes e seu perfil de produção é puxada.
A função do armazém na produção empurrada é receber materiais, armazenar e distribuir materiais aos clientes internos ou externos, na produção puxada o armazém recebe os materiais, armazena, e também distribui materiais aos clientes internos e externos, na verdade o que muda é armazém e centro de distribuição.
De acordo com Ballou (1993), armazéns oferecem quatro tipos de serviços ao usuario, esses serviços são: Abrigo, consolidação, transferência e agrupamento ou composição.
a) Abrigo de Produtos: O mais obvio da armazenagem é a guarda de estoques que são formados pelo desequilíbrio entre oferta e demanda. Armazéns oferecem proteção para a mercadoria além de serviços associados, com manutenção de registros, rotação de estoques e reparo.
b) Consolidação: A estrutura das tabelas e frete, principalmente quando existem reduções substancias para grandes lotes, influencia no modo em que os depósitos são usados para a movimentação de produtos. Se o produto tem origem de fontes diferentes, a organização pode economizar no transporte quando as entregas forem feitas em um armazém, onde as cargas são consolidadas, e então transportadas até seu destino final. O armazém de consolidação é mais freqüente no suprimento de materiais.
c) Transferência: É a forma mais popular do uso de depósitos. Descarrega e fraciona quantidades transferidas em grandes volumes para as quantidades menores demandadas pelos clientes.
O armazém como terminal de carga oferece facilidades de operações intermodais da troca de um tipo de veiculo para outro, desagregando os grandes volumes entregue nos menores volumes de distribuição.
È muito importante que a armazenagem seja feita de forma estratégica, justificada com base no custo e no nível de serviço. Armazéns localizados a fim de oferecer um reabastecimento pontual e econômico para os varejistas, a estocagem deve ser passiva para variedade estratégica de modo a reduzir o tempo ocioso ou de espera de materiais e peças. A armazenagem estratégica possui parte integrante do just in time em um mercado globalizado, isso maximiza a flexibilidade aliada a tecnologia da informação e a presença local aumenta a participação de mercado. Esse perfil de armazenagem traz como benefícios econômicos à redução de custos de transporte e a consolidação de carga, ou seja, usa a capacidade do armazém para
...