Fisiologia
Por: robertolazarosan • 25/11/2015 • Trabalho acadêmico • 599 Palavras (3 Páginas) • 225 Visualizações
Fisiologia do
exercício
Sistema respiratório
Nome: Roberto lazaro dos santos
RA:8412172374
3° Semestre Turma: A
Professor: Airton
Matéria: Fisiologia
Introdução: Sistema respiratório
O sistema respiratório pode ser dividido em parte superior e inferior, e funcionalmente em uma porção condutora e outra porção respiratória. Principais funções trocas gasosas, produção de som e auxilia na compreensão abdominal.
O termo respiração se refere a três funções, ventilação (respiração) troca de gases que ocorre entre o ar e o sangue nos pulmões e entre o sangue e outros tecidos do corpo utilização do oxigênio pelos tecidos nas reações de liberação de energia na respiração celular.
Ventilação é a troca de gases de oxigênio e gás carbônico entre o ar e o sangue chamado respiração externa.
As trocas de gases entre o sangue e outros tecidos são conhecidos como respiração externa.
Funções do sistema Respiratório
- Fornece oxigênio para a circulação sanguínea e remove o gás carbônico.
- Possibilita a produção de som ou vocalização quando o ar expirado passa através das pregas vocais.
- Auxilia na compreensão abdominal durante a micção a defecação e o parto.
- Torna possível movimentos aero protetores e reflexos como na fase e no espirro, para manter limpa a passagem do ar.
Estrutura básica do sistema respiratório
As estruturas do sistema respiratório superior incluem o nariz, a faringe e as estruturas associadas o sistema respiratório inferior incluem a laringe, a traqueia, a arvore bronquial, os alvéolos pulmonares e os pulmões.
Nariz: Inclui uma porção externa que se projeta na face e uma cavidade nasal interna para a passagem de ar. A porção externa do nariz é coberta com pele e é sustentada por de ossos nasais que formam o dorso e cartilagem flexíveis que formam as partes distais.
Faringe: É um órgão em forma de funil aproximadamente com 13 cm de cumprimento, que conecta as cavidades nasais e oral com a laringe do sistema respiratório e o esôfago do sistema digestório.
Laringe: Ou caixa de voz é uma continuação da divisão condutora, que conecta a parti da laringe com a traqueia está posicionada na linha mediana anterior do pescoço no nível da quarta a sexta vertebra cervical.
Traqueia: É um órgão tubular semi-rígido com aproximadamente 12 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro ligando a laringe ao brônquio principal está posicionada diante do esôfago quando se estende na cavidade torácica. Uma serie de 16 a 20 cartilagens hialinas em forma de C forma as partes de suporte da traqueia.
Arvore bronquial: Denominada porque esta composta de uma série de filtros respiratórios que se ramificam progressividade em filtros mais estreitos que se estendem no interior dos pulmões, a traqueia se bifurca em brônquios principais direito e esquerdo.
Alvéolos Pulmonares: Os ductos alvolares se abrem nos alvélos pulmonares invaginando-se ao longo de suas extensões. Sacos alvolares são agrupamentos de alvéolos pulmonares. Os ductos alveolares, alvéolos pulmonares e sacos alveolares compõem a porção respiratória dos pulmões. As trocas de gases ocorrem através das paredes dos minúsculos alvéolos pulmonares consequentemente essas minúsculas expansões 0,25-0,50 mm de diâmetro são as unidades funcionais dos sistemas respiratórios.
...