Formação Social
Ensaios: Formação Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lkhh2804 • 12/3/2014 • 5.637 Palavras (23 Páginas) • 236 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO – UNIDERP
SERVIÇO SOCIAL – EAD
Disciplina: FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL
RA 2100253535- Anésia Dos Santos Lemos
RA 7304547825- Jéssica Garcia
RA 7161525916- Lisandra da Silva Weirich
RA 7161525928- Luana Kussler
Cenário Social e Econômico do Brasil-Colônia
Professor: Tania do Prado
Passo fundo
2013
Jornal Social
ANO XXVI. Nº01. SETEMBRO/2013
Obras de Debret/Carlota Joaquina
A Republica da espada. Fundação da TV Tupi.
Guerra de Canudos e a Era de Vargas. Confira o ano da Fundação
Brasil, o País da desigualdade . Trens, bondes e progresso
Editorial
Brasil Colônia, o seu Cenário Social e Econômico.
Um panorama foi feito sobre a história do nosso país, compreendendo desde sua Pré-história até os dias atuais. Contando com um amplo leque de informações. Buscamos visar no mesmo a mais pura realidade passada nos séculos passados, a pesquisa feita através de imagens que retrata a realidade vivida pelos escravos e pessoas de uma classe inferior aos burgueses, descrita por um neoclacissista francês. Ao longo do mesmo mostramos o retrato da vinda da família real portuguesa para o brasil, vinda esta que foram as pressas para o brasil. Com a chegada da família real, houve muitas mudanças no território brasileiro que serão descritas a seguir.
JEAN BAPTISTE DEBRET – Um desenhista e pintor Neoclassicista.
Debret foi um grande artista, pintor e desenhista que nasceu em Paris no ano de 1768. Ele foi peça chave na fundação da Academia Imperial de Belas Artes, uma academia de artes onde ele deu aula durante algum tempo. Suas obras expressam características do neoclassicismo, dando formas bem definidas a suas obras.
Debret foi aluno na Escola de Belas Artes de Paris e também foi selecionado para ajudar na Revolução Francesa, já que era um brilhante engenheiro. Algumas de suas obras são destaque, como por exemplo: Caçador de Escravos, Guerreiro Indígena a Cavalo, Castigo de Escravo, entre outras. Outra obra conhecida de Debret foi “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil”, lançada após seu retorno para a França. Veja a seguir algumas das obras de Debret:
Obra Castigo de Escravo
Debret tenta mostrar aos leitores, um panorama que extrapolasse a simples visão de um país exótico e interessante apenas do ponto de vista da história natural. Mais do que isso, tentou criar uma obra histórica, especialmente no sentido cultural, procurou resgatar particularidades do país e do povo, na tentativa de representar e preservar o passado do povo, não se limitando apenas a questões políticas, mas também a religião, cultura e costumes dos homens no Brasil.
Por estas razões, a obra de Debret é considerada grande contribuição para o Brasil, e é frequentemente analisada por historiadores como uma representação (um tanto quanto realista, apesar de não ser perfeita) do cotidiano e sociedade do
Brasil – em especial, da vida no Rio de Janeiro – de meados do século XIX.
Tal estilo de obra (textos descritivos acompanhando as imagens) não era muito comum entre os artistas que vinham ao Brasil para retratar o país, o que aumenta ainda mais o destaque e importância de Debret: obra não é considerada tão importante apenas por aspectos artísticos, mas justamente pela combinação de interesse em retratar o cotidiano, com a presença de textos descrevendo as litografias.
Ponte de Santa Ifigênia, 1827.
Além da pintura histórica, gênero que ajudou a consolidar no Brasil, Debret realizou diversas obras de temas cotidianos. Neste quadro, o pintor registra o clima bucólico da rua de Santa Ifigênia, em São Paulo, hoje localizada na região central da metrópole.
Uma Senhora Brasileira em Seu Lar.
Debret retrata um ambiente doméstico, onde se vê uma senhora brasileira e seu filho, cercados de escravos e ocupados com trabalhos manuais.
CARLOTA JOAQUINA
Cena 1
Um fato interessante é a influencia dos ingleses quanto à vinda da família
...