PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA FEIRANTES COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL
Casos: PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA FEIRANTES COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ciganinha • 26/11/2013 • 925 Palavras (4 Páginas) • 1.022 Visualizações
PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA FEIRANTES COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL
CUIABÁ/MT
2013
SUMÁRIO
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA FEIRANTES COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL 4
INTRODUÇÃO 4
OBJETIVOS 4
OBJETIVO GERAL 4
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
JUSTIFICATIVA 5
METODOLOGIA 6
VIABILIDADE E CRONOGRAMA 6
VIABILIDADE 6
CRONOGRAMA 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
IMPLICAÇÕES ÉTICAS 8
REFERÊNCIAS 8
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA FEIRANTES COMO FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL
INTRODUÇÃO
O presente projeto de extensão tem como objetivo geral fornecer educação continuada por meio de orientação e capacitação profissional relacionada ao Empreendedorismo e Gestão de Pessoas para os feirantes que atuam no mercado municipal de Cuiabá.
Estas capacitações fornecerão orientação sobre as práticas das relações humanas no trabalho, capacitações sobre gestão de pessoas no que concerne a qualidade do atendimento ao público, orientações sobre administração financeira, gestão de estoques e como abrir uma empresa para Microempresários (ME).
A metodologia utilizada consistirá no planejamento das ações, capacitação e direcionamento dos envolvidos no processo por meio de treinamentos, cursos e palestras, verificando as necessidades dos extensionista e do público-alvo, além de acompanhar as atividades por meio de reuniões periódicas e verificação in loco nos treinamentos oferecidos.
Espera-se assistir mais a comunidade do mercado municipal (feirantes), gerando a expectativa de aumentar a contribuição da Universidade com a sociedade no que se refere à educação continuada, além da expectativa de geração de parceiros.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Fornecer educação continuada por meio de orientação e capacitação profissional relacionada ao empreendedorismo e Gestão de Pessoas para os feirantes do mercado municipal de Cuiabá – MT.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Fornecer orientação sobre as práticas das relações humanas no trabalho;
• Capacitar público assistido sobre Gestão de Pessoas no que concerne a qualidade do atendimento ao público;
• Orientar o público-alvo sobre administração financeira e gestão de estoques;
• Fornecer informações aos envolvidos sobre abertura de empresa para microempresários (ME).
JUSTIFICATIVA
Verifica-se que a missão de uma universidade é desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, objetivando a formação profissional de excelência, na perspectiva de um desenvolvimento sustentável, de integração com a sociedade e do exercício da cidadania.
Com este projeto o desenvolvimento sustentável, a integração com a sociedade e as atividades de extensão poderá ser exercida. Em contrapartida, de acordo com o Plano Municipal de Assistência Social de Cuiabá (2010-2013), este projeto também auxiliará no alcance do seu principal desafio:
A Secretaria de Ação Social do Município de Cuiabá considera a criação de uma política de capacitação acerca dos atributos e qualificação necessários às ações de planejamento, formulação, execução, assessoramento, monitoramento e avaliação de Serviços, Programas, Projetos e Benefícios, do sistema de informação e de atendimento ao usuário desta prática, de forma sistemática e continuada como um grande desafio (grifo nosso).
Em virtude das afirmações, verifica-se a importância deste projeto para cumprir ações de Responsabilidade Social para a sociedade, bem como externizar a relação da universidade com o público externo.
Pretende-se neste projeto de extensão capacitar o público- alvo nos seguintes temas em 2013:
• Gestão de Pessoas- atendimento ao público
• Relações Humanas
• Noções de Empreendedorismo
• Marketing pessoal e empresarial
• Constituição e obrigações na abertura e constituição de uma firma: individual e microempresa - ME
• Gestão de Estoques
• Administração Financeira pessoal e do negócio.
Diante disso, observa-se a necessidade de educação continuada nas comunidades de feirantes na cidade de Cuiabá-MT.
METODOLOGIA
A primeira etapa do projeto será através do planejamento das ações e capacitação ou direcionamento dos envolvidos no processo.
O desenvolvimento o projeto será baseado em treinamentos, cursos e palestras, bem como acompanhamento destes com os seguintes propósitos:
• Acompanhar e procurar atender as necessidades dos colaboradores e dos assistidos vinculados a comunidade do mercado municipal de Cuiabá – MT.
• Acompanhar e orientar os discentes envolvidos na execução de suas atividades.
• Instruir
...