Frederick Winslow
Dissertações: Frederick Winslow. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: judocinho7 • 22/3/2014 • 444 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
• Frederick Winslow Taylor
Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início de XX criou um modelo de administração, a administração científica. Que se baseando no método científico com o intuito de garantir o melhor custo ou benefício aos sistemas produtivos.
Mais conhecido como Taylor, buscava uma forma de elevar o nível de uma produtividade e o trabalhador produzisse mais em menos tempo, sem elevar os custos de produção.
Sendo assim, para Taylor a falta de uma padronização dos métodos de trabalho, a falta de conhecimento por parte dos administradores e dos operários e a forma de remuneração foram as principais falhas nos estudos de Taylor.
Então, em 1903 quando publica seu livro ‘Administração de Oficinas’ ele expõe que, a racionalização do trabalho por meio de estudos dos tempos e movimentos. Sendo que o trabalho deveria ser analisado, decomposto e testado e deveria ser definida em uma metodologia a ser seguidas por todos operários com a padronização.
Os operários deveriam ser escolhidos na base em sua aptidão para realizar as determinadas tarefas sendo assim a divisão do trabalho e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo. Taylor defendia que a remuneração do operário deveria ser feita com a base na produção, pois ele teria um incentivo para produzir muito mais.
No seu segundo livro em 1911 ‘’Princípios de Administração Científica’’ deu ênfase em quatros princípios fundamentais para a administração científica, como:
1. Princípio de planejamento – o trabalho deve ser planejado e testado seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução;
2. Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os trabalhadores de acordo com as suas aptidões e prepara-los e treiná-los de forma que produzam melhor, de acordo com o método já planejado para que consiga atingir a meta estabelecida;
3. Princípio de controle - controlar o desenvolvimento em um trabalho para que esteja sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida junto com a meta.
4. Princípio da execução - atribuir responsabilidades, que no caso seria as regras, para que o trabalho seja mais disciplinado.
Essas teorias de Taylor causaram uma revolução nos sistemas produtivos, conseguindo ser aperfeiçoada ao longo dos anos. Mas, houve suas críticas. Essa teoria para os críticos transformou o homem em uma máquina, o trabalhador apenas era tratado como uma engrenagem e não tinha coragem de tomar iniciativas, padronização do trabalho seria mais uma intensificação deste do que uma forma de racionalizar o trabalho, a especialização do operário facilitava o treinamento e a supervisão do trabalho que reduziria a sua satisfação e ele iria adquirir apenas uma visão limitada do processo, não levava em conta o lado social e humano do operário, tratava-se de um sistema fechado sem considerar as influencias externa, entre outros.
...