Fundamentos Filosóficos E Sociais Da Educação
Por: domingosjosemelo • 13/4/2023 • Dissertação • 415 Palavras (2 Páginas) • 94 Visualizações
Universidade Federal Do Piauí – CMPP
Centro De Ciências Da Educação – CCE
Departamento De Fundamentos Da Educação
Disciplina: Fundamentos Filosóficos E Sociais Da Educação
Docente: Ariosto Moura Da Silva
Discente: Domingos José De Melo Neto
Matrícula: 20219035250
Teresina –PI
2023
Resumo da apresentação: Louis Pierre Althusser – Ideologia e Educação
Pierre nasceu em 16 de outubro de 1918 no norte da Argélia na província de Argel e foi um filosofo do marxismo estrutural. Em 1948 filiou-se ao Partido Comunista Francês, no mesmo ano tornou-se professor da ENS (Escola Normal Superior De Paris). Já em 1946 conheceu uma revolucionaria de origem judaica-lituana Hélène Rytmann, que foi sua companheira até 1980, quando foi estrangulada pelo próprio Althusser, num surto psicótico, a justiça considerou-o incapaz e em 1981 foi inocentado.
Cinco anos mais tarde escreveu um livro, L’avenir dure longtemps, onde nele tinha como objetivo a tentativa de reivindicar uma espécie de responsabilidade por seus atos. O livro gerou uma repercussão negativa entre seus correligionários e detratores. Ele não foi preso mas foi internado num hospital psiquiátrico, onde permaneceu até 1983. Após esta data, ele se mudou para o norte de Paris, onde viveu de forma reclusa, vendo poucas pessoas e não mais trabalhando, a não ser em sua autobiografia. Louis Althusser morreu de ataque cardíaco em 22 de outubro de 1990, aos 72 anos.
Althusser é amplamente conhecido como um teórico das ideologias, e seu ensaio mais conhecido é Idéologie et appareils idéologiques d'état (Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado). O ensaio estabelece seu conceito de ideologia, que relaciona o marxismo com a psicanálise. A ideologia, para ele, deriva dos conceitos do inconsciente e da fase do espelho (de Freud e Lacan, respectivamente), e descreve as estruturas e sistemas que permitem um conceito significativo do eu. Estas estruturas, para Althusser, são tanto agentes de repressão quanto são inevitáveis - é impossível escapar das ideologias ou não lhes ser subjugado. A sua ideologia é a relação imaginária, transformada em práticas, reproduzindo as relações de produção da época.
Em seu discurso sobre a Ideologia é visível sua preocupação em encontrar o lugar da submissão espontânea, o seu funcionamento e suas consequências para o movimento social. Para ele, a dominação burguesa só se estabiliza pela autonomia dos aparelhos (de produção e reprodução) isolados. O mito do Estado, como entidade incorporada pelos cidadãos e como instituição acima da sociedade, aparece, também no estruturalismo marxista de Althusser sob a forma de "a instituição além das classes e soberana". Assim os Aparelhos Ideológicos do Estado são a base sua teoria.
...