TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico Antecedentes Carla Marxa

Tese: Histórico Antecedentes Carla Marxa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Tese  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Karl Marx Contexto histórico

Marx nasceu na Prússia (futuramente Alemanha) e viveu em um período de constante industrialização. O território prussiano era um dos estados que mais se desenvolviam, portanto Marx pôde viver em um período de surgimento das grandes indústrias e a formação de uma classe social responsável ela produção, a classe proletária. Marx teve como base inicial a teoria hegeliana, que expõe a realidade do choque de contradições para chegar a um objetivo. Entretanto, Marx se mudou para outros países da Europa como a França, que passava por constates processos revolucionários. Marx se baseou muito em alguns socialistas franceses, embora depois os chame de socialistas utópicos. Ele também morou na Inglaterra, onde teve influências econômicas e conheceu seu amigo Engels. Na Inglaterra, teve contato com os movimentos operários ingleses os quais contribuíram para sua formação ideológica, gerando sua teoria sociológica, conhecida como Marxista.

“A história da humanidade é a história da luta de classes”

Após estudar história, Marx conclui que em toda história as sociedades foram caracterizadas pela divisão de classes sociais. Sempre opondo a classe dominante à classe dominada. Não aceitando as condições impostas pela classe dominante, a classe dominada constantemente demonstrava suas insatisfações por meio das revoluções. Entretanto, mesmo ocorrendo essas revoluções, manteve-se a situação antagônica de classes sociais, pois, na sociedade moderna, surgiram duas classes sociais: a burguesia e o proletariado, que por não possuírem os meios de produção têm que vender sua força de trabalho. Para Marx, durante a história sempre ocorreu a luta entre a classe dominante e a classe dominada.

Materialismo Histórico e Dialético

Para Marx, a economia é fundamental para o desenvolvimento das sociedades, pois toda a forma de organização social (cultural, política, religiosa, social) parte-se da realidade econômica da sociedade. Marx acredita que a sociedade moderna se organiza a partir da realidade capitalista que ocorre nessa sociedade. Assim, a classe detentora da economia, na maioria das vezes, também possui pode político. Então, é a economia que gera as transformações na sociedade. Esse pensamento foi chamado por Marx de materialismo histórico.

Para Marx, o choque de contradições, ou seja, a oposição de ideias (luta entre classes sociais) geraria as transformações na sociedade. Assim o choque de interesses dos capitalistas contra o proletariado ocasionaria o surgimento de um novo sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com